Cuiabá, 29 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
29 de Outubro de 2026

29 de Outubro de 2026, 20h:00 - A | A

ENTREVISTA / SAÚDE DAS MAMAS

Médica alerta que autoexame não substitui acompanhamento médico anual

Médica explica que ir ao mastologista deve ser um hábito periódico e detalha as diferenças entre o autoexame e a precisão da mamografia.

RepórterMT

A médica mastologista e cirurgiã oncológica Mara Sanches orienta que a consulta com o especialista deve ser um hábito anual.

A médica mastologista e cirurgiã oncológica Mara Sanches orienta que a consulta com o especialista deve ser um hábito anual.

ANA CRISTINA VIEIRA
DO REPÓRTERMT



Em entrevista do , a médica mastologista e cirurgiã oncológica Mara Sanches enfatizou que a atenção à saúde das mamas deve ir muito além do surgimento de sintomas.

"A ida ao mastologista tem que ser rotineira, é como se a gente fosse o ginecologista, todos os anos, a gente tem que fazer o acompanhamento então, não deixar só no momento que sentiu alguma coisa", orientou.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Embora o acompanhamento médico anual seja indispensável, a médica ressaltou que o autoexame continua tendo seu valor para que a mulher conheça o próprio corpo.

"Eu falo que a gente tem que fazer o autoexame para justamente, se sentir alguma coisa procurar mais rápido mas a gente tem que ter o hábito de fazer todos os anos o acompanhamento", comentou.

A médica detalhou o passo a passo para a realização do autoexame dependendo do ciclo menstrual e comentou que o tecido mamário e a gordura possuem densidades diferentes.

"A mama tem o tecido mamário, que ele é duro, e tem gordura, que é mole, então esse degrauzinho faz com que a gente perceba que tem essas nodulações", explicou. 

Mara Sanches destacou que, por conta dessas variações naturais, o autoexame perdeu o posto de principal método de rastreamento.

"O autoexame deixou de ser o principal rastreamento porque a gente viu que essa diferença que a gente consegue perceber é em torno de 2 cm, a mamografia vê lesões de 0,5 cm, então é uma diferença, pra gente que trabalha com câncer, muito grande" .

A mastologista reforçou que o recomendado é visita anual ao mastologista e pontuou que, embora existam casos raros de tumores de intervalo, que surgem de forma mais agressiva entre um exame e outro, realizar o acompanhamento anualmente é "seguro e é o recomendável".

Confira o vídeo:

Confira a entrevista completa:

Comente esta notícia