Cuiabá, 23 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
23 de Outubro de 2026

20 de Novembro de 2025, 11h:18 - A | A

CIDADES / ALERTA AOS CONTRIBUINTES

Caixa Econômica deixa de receber tributos estaduais a partir desta quinta

Mudança afeta apenas pagamentos via código de barras; pagamentos por PIX seguem liberados em qualquer instituição financeira.

Tonico Pinheiro/Secom-MT

A mudança ocorre porque a instituição não renovou o contrato de arrecadação com o Governo de Mato Grosso.

A mudança ocorre porque a instituição não renovou o contrato de arrecadação com o Governo de Mato Grosso.

DO REPÓRTERMT



A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) informa que, a partir de hoje (20), a Caixa Econômica Federal, incluindo lotéricas e correspondentes bancários, deixará de receber taxas e tributos estaduais. A mudança ocorre porque a instituição não renovou o contrato de arrecadação com o governo de Mato Grosso.

Com isso, os contribuintes que realizam pagamentos por boleto devem utilizar as instituições financeiras credenciadas: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Bancoob, Sicredi e Primacredi.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

A Sefaz reforça que essa alteração se aplica exclusivamente aos pagamentos realizados por código de barras. As operações feitas por PIX continuam liberadas em qualquer instituição financeira, seja banco tradicional ou plataforma digital, garantindo segurança e facilidade ao contribuinte.

A Secretaria orienta que os contribuintes fiquem atentos ao local de pagamento para evitar transtornos, especialmente aqueles que utilizam lotéricas ou correspondentes da Caixa para quitar tributos estaduais. Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Sefaz.

Comente esta notícia