KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
Um relatório feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que, em 2025, o número de crianças e jovens obesos ultrapassou o de desnutridos pela primeira vez na história. Segundo a endocrinologista Claudia Santana, esse aumento está relacionado, principalmente, à má alimentação, provocada pelo excesso de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, bolachas recheadas, iogurtes e sucos de caixinha.
De acordo com a especialista, além de ser um dado preocupante e que traz inúmeros alertas para o cuidado dos pais com os filhos, a obesidade reflete em uma série de complicações para a vida dos pequenos. Entre elas estão doenças como a diabetes tipo 2, pressão alta, dores, alterações osteoarticulares e até baixa autoestima.
O relatório da Unicef reúne dados de mais de 190 países e nele a organização mostra que a prevalência de desnutrição entre crianças de 5 a 19 anos caiu de quase 13% para 9,2%, entre 2000 e 2025. Enquanto isso, as taxas de obesidade aumentaram de 3% para 9,4%.
Veja vídeo: