ANA CRISTINA VIEIRA
DO REPÓRTERMT
Esquecimento, fogacho, insônia, perda de desejo sexual, irritabilidade, ressecamento vaginal são sintomas que começam a indicar o período da menopausa que toda mulher enfrentará, quando a menstrução acaba, bem como a fase reprodutiva. Em entrevista ao , a médica Liliane Brianeze, especialista em menopausa, comentou que cada vez mais as mulheres estão compreendendo que o fim da fase reprodutiva é apenas um ciclo e a importância do acompanhamento médico na transição desse período.
"A partir dos 40 anos, qualquer mulher pode entrar na menopausa, antes disso é considerada menopausa precoce, a faixa da mulher brasileira é em torno de 47 anos", esclarece.
A médica aponta que a reposição hormonal auxilia a amenizar sintomas frequentes, como o fogacho, sensão de calor intenso, que acomete a maioria das mulheres na menopausa.
"Todo mundo precisa, mas nem todo mundo pode, a gente em que ver a reposição hormonal é uma coisa única e individualizada, então a gente tem que ver a história dessa mulher, ver quais são as doenças pregressas dela, mas todas, se não tiver nenhuma contraindicação, devem fazer reposiçao hormonal, a reposição hormonal serve para melhorar sua qualidade de vida", destaca.
Na entrevista, a médica fala sobre os hormônios necessários para manter a longevidade e disposição.
Veja vídeo:
Veja íntegra: