facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Novembro de 2025
14 de Novembro de 2025

14 de Novembro de 2025, 09h:57 - A | A

VIVA MAIS / RECONHEÇA OS SINAIS

A cada 6 minutos 1 pessoa morre de AVC no Brasil

O AVC ocorre quando há interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro, provocando morte de células cerebrais e sequelas que podem variar de limitações motoras à perda da fala.

CONTEÚDO ESPECIAL
METRÓPOLES



O Acidente Vascular Cerebral (AVC) está entre as principais causas de mortalidade no Brasil. Segundo estimativas do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, entre janeiro e outubro deste ano, 64.471 pessoas perderam a vida por essa condição, o equivalente a uma morte a cada seis minutos.

Diante da importância do tema, a Boehringer Ingelheim promoveu em outubro, em Brasília (DF), um encontro especial do “Pautadas por Elas”.

O evento reuniu especialistas, gestores da área da saúde e associações de pacientes para discutir estratégias de acesso ao diagnóstico, tratamento e reabilitação da doença. O debate ocorreu no dia 29 de outubro, data que marca o Dia Mundial do AVC.

Cuidado no tempo certo salva vidas
A neurologista dra. Sheila Martins, presidente da Rede Brasil AVC, explica que existem dois tipos principais de AVC: o isquêmico, causado por entupimento de artéria, e o hemorrágico, provocado pela ruptura de um vaso sanguíneo.

O AVC ocorre quando há interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro, provocando morte de células cerebrais e sequelas que podem variar de limitações motoras à perda da fala.

O reconhecimento dos sintomas e o tratamento rápido são essenciais para evitar quadros graves.

 “Qualquer sinal neurológico súbito deve ser considerado AVC até que se prove o contrário. É fundamental acionar o SAMU (192) imediatamente e levar o paciente a um hospital preparado. Cada minuto sem tratamento significa a perda de 2 milhões de neurônios.”

Sheila Martins, neurologista e presidente da Rede Brasil AVC

Os sintomas aparecem de forma repentina e exigem atendimento imediato. São eles:

Fraqueza ou dormência em um lado do corpo (rosto, braço ou perna)
Dificuldade para falar ou entender o que é dito
Alterações visuais súbitas
Dor de cabeça intensa e sem causa aparente
Perda de equilíbrio, tontura ou confusão mental

Continue lendo em Metrópoles.

Comente esta notícia