facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Julho de 2025
06 de Julho de 2025

22 de Março de 2012, 12h:16 - A | A

POLÍTICA / "OBRADA" NA CÂMARA

Alos tem endereço de casa e foi criada 3 meses antes do contrato

A empresa está impedida pelo prazo de cinco anos para contratar serviços com o poder público (atualizada)

THIAGO ITACARAMBY



Tudo indica que a empresa responsável pela reforma da Câmara de Cuiabá, a Alos Construtora Ltda., seja de fachada. A construtora se estabeleceu alguns meses antes de dar início às obras de reforma do Palácio Paschoal Moreira Cabral, ocorrido em novembro de 2009, e se estendendo até os primeiros meses de 2010. A empresa contratada como executora dos serviços foi registrada no CREA/MT em 14/07/2009, cujo responsável técnico é o arquiteto Alexandre Lopes Simplício.

A empresa também foi considerada inidônea pelo prazo de cinco anos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para contratar serviços com o poder público. No endereço declarado como sede da empresa funciona uma residência da qual não foi encontrado nenhum funcionário. A empresa está localizada na Rua da Esperança, 115, no Jardim Esperança, em Cuiabá. Outra evidência é o site da construtora (www.alosconstrutora.com.br), que se encontra fora do ar.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Edivá Alves (PSD), não descarta a possibilidade de a empresa ter sido constituída apenas para esse fim. Ele disse que legalmente ela existe, mas não está operando de forma ativa. Ele comentou que há dias seus assessores estão de prontidão no local para tentar localizar alguma pessoa.

Há quase 20 dias, a Comissão Parlamentar de Inquérito tenta notificar a empresa, mas não consegue localizar nenhum funcionário da empreiteira. O vereador Edivá Alves disse que foram protocoladas nesta quinta-feira (22), junto à Mesa Diretora, medidas judiciais cabíveis para que a Justiça seja acionada. O arquiteto responsável pela empresa não se apresentou à convocação, ocorrido na tarde de ontem (21).

CPI

Com base no depoimento do engenheiro Carlos Anselmo de Oliveira, ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito, os membros decidiram convocar para o próximo dia 26, Izanete Gomes da Silva, que presidiu a comissão de licitação e, o secretário de Habitação, João Emanuel, uma vez que foi ele quem cedeu o engenheiro Carlos Anselmo para cuidar da reforma do Legislativo. O objetivo da Comissão agora é esclarecer dúvidas e contradições, a partir do primeiro depoimento. As oitivas acontecerão no próximo dia 26.

Leia mais... 

ROMBO NA CÂMARA
Deucimar pagou R$ 559 em tampa de privada que custa R$ 10

Comente esta notícia