facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Junho de 2026
13 de Junho de 2026

21 de Novembro de 2012, 16h:13 - A | A

POLÍTICA / "CASCATA DO CACHOEIRA"

"A CPI é uma farsa, não podemos concluir sem ouvi-lo", diz Taques

Senador Pedro Taques critica prazos e leitura do relatório é adiada;

DA REDAÇÃO



A apresentação do relatório final da CPI do caso Cachoeira foi adiada para esta quinta-feira (22.11) devido ao descumprimento do regimento, que exige a entrega do texto aos parlamentares com 24 horas de antecedência. Durante a sessão de hoje, o senador Pedro Taques (PDT-MT) criticou a falta de tempo para o Colegiado investigar o esquema criminoso e pediu a reconvocação do contraventor Carlos Cachoeira.


"Esta CPI se transformou numa farsa. Não podemos concluir os trabalhos sem ouvir este cidadão chamado Carlos Cachoeira. Ele pode ter mais coisas para falar agora que está em liberdade”, afirmou o senador Pedro Taques, que ainda defende a prorrogação dos trabalhos da comissão.A reunião desta quarta-feira da comissão Parlamentar de Inquérito Mista começou por volta das 10h30.


O mato-grossense voltou a fazer duras críticas sobre a não aprovação de mais de 500 requerimentos, o que prejudica as investigações.


"Não avançamos o trabalho do MPF, não houve investigação nesta CPI. Não prorrogamos por 180 dias o prazo da Comissão. O que fizemos? Vamos mandar de volta para o Ministério Público o abacaxi. Aqui nesta casa, o cheiro podre continua. A sujeira foi jogada para baixo do tapete", disse Taques.


Relatório – Nesta quarta, o relator deve ler um sumário executivo (resumo) do documento, que contém 4.802 páginas em cinco volumes, sem contar os anexos.O relatório é dividido em oito partes, que tratam, por exemplo, das propostas legislativas da comissão, das ramificações da organização de Carlos Cachoeira, nos meios de comunicação e do financiamento da organização criminosa. Grande parte também é dedicada aos indiciamentos. São 46 no total.


Um pedido de vista coletivo já foi apresentado, abrindo-se prazo de cinco dias úteis para que os parlamentares analisem a matéria, conforme Regimento Interno do Senado. Com isso, o presidente da comissão já convocou nova reunião para a próxima quarta-feira.

Comente esta notícia