ROBERTA DE CÁSSIA 13h00
DA REDAÇÃO
Ao que tudo indica, o deputado Sérgio Ricardo(PR) pode ser mesmo o presidente da Comissão de Inquérito Parlamentar(CPI), que vai investigar supostas irregularidades na concessão de licença ambiental para exploração de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em Mato Grosso, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente(SEMA).
"O nome do Sérgio Ricardo para ser o presidente está praticamente definido, falta apenas saber quem será o relator da CPI. Isso deve ser definido ainda hoje a tarde", comentou o deputado estadual Romoaldo Júnior(PMDB), líder do governo da AL.
Segundo ele é prerrogativa investigar as denúncias que chegaram as mãos do presidente da AL deputado José Riva(PP). "O governo sabe que não é possível fazer cumprir em 100% do que fala a lei ambiental. A CPI vai montar diretrizes para apurar os fatos", comentou Romoaldo.
A CPI foi aprovada ontem após reunião dos membros do Colégio de Líderes. A Comissão deve investigar a liberação das licenças ambientais, por exemplo, das seis das 11 PCHs que foram construídas ao longo de 130 km do rio Juruena, que do seu lado esquerdo pertence a Sapezal e, do lado direito, corre por Campos de Júlio, Comodoro e Juína.
A investigação terá como foco servidores envolvidos no processo de liberação das licenças ambientais pela SEMA.