Cuiabá, 12 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
12 de Outubro de 2026

28 de Julho de 2026, 12h:54 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO MÃOS À OBRA

Saiba quem são os servidores investigados por cobrar propina para aprovar projetos em Sinop; um é preso com arma

Operação apura uma suposta cobrança de propina para agilizar a tramitação e aprovação de obras, projetos e outros procedimentos administrativos

Da assessoria

Prefeitura afirmou que não compactua com práticas irregulares e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Prefeitura afirmou que não compactua com práticas irregulares e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

EDUARDA FERNANDES
DO REPÓRTERMT



Os dois servidores públicos alvos da Operação Mãos à Obra, deflagrada hoje (28), em Sinop (481 km de Cuiabá), foram identificados como Valdinei Monteiro da Silva e Lucemar Felix, ambos fiscais ligados à área de obras do município. Lucemar foi preso em flagrante após equipes do Grupo de Apoio e do Raio, da Polícia Militar, localizarem uma arma de fogo na residência dele.

A operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) apura uma suposta cobrança de propina para agilizar a tramitação e aprovação de obras, projetos e outros procedimentos administrativos vinculados à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Conforme boletim de ocorrência, os policiais encontraram uma pistola calibre 6.35, acompanhada de 21 munições intactas do mesmo calibre, durante a diligência realizada no bairro Jardim Primaveras. O material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram tomadas as medidas cabíveis. A prisão ocorreu pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Leia mais - Gaeco investiga cobrança de propina para aprovação de projetos em Sinop

A Operação Mãos à Obra cumpriu três mandados de busca e apreensão contra servidores efetivos do município. As ordens judiciais foram cumpridas nas residências dos investigados e na sede da Prefeitura de Sinop.

Segundo o Gaeco, foram apreendidos celulares, documentos, projetos relacionados à área de engenharia e outros materiais que serão analisados no decorrer das investigações.

A Prefeitura de Sinop informou, por meio de nota, que a investigação envolve atividades individuais de dois fiscais de obras e não a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação. A administração afirmou que não compactua com práticas irregulares e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Leia a nota na íntegra abaixo:

• A investigação realizada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado [GAECO] atingiu as atividades individuais de dois fiscais de obras de construção, que desempenham suas funções na Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação;

• O secretário da Pasta recebeu os agentes na manhã desta terça-feira, 28, mostrou as instalações e esclareceu como é a rotina de trabalho no setor;

• Esclarece, ainda, que a operação não investiga o setor, ou as atividades da Secretaria mas, sim, atividades individuais dos dois servidores;

• A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência na gestão pública, não compactuando com quaisquer práticas irregulares;
• Salienta que, durante a diligência, nada foi apreendido ou levado das dependências;

• Coloca-se à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações.

Comente esta notícia