facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Novembro de 2025
19 de Novembro de 2025

19 de Novembro de 2025, 08h:08 - A | A

POLÍCIA / COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Polícia aponta que facção escondia drogas em escolas para barrar operações

Ação policial acontece em bairro na Zona Oeste; etapa Operação Contenção em outubro deste ano foi o dia mais letal da história brasileira.

DO TERRA



A polícia do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quarta-feira, 19, mais uma etapa da Operação Contenção, que tenta conter o avanço do Comando Vermelho (CV) e atividades ilegais praticadas no território explorado pela facção. Nesta fase, os agentes se concentram na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio.

O primeiro balanço da Polícia Militar aponta que ao menos duas pessoas morreram e quatro suspeitos foram feridos em confronto com a polícia. Oito foram presas. Dois fuzis, uma pistola e duas bombas foram apreendidos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ainda nas primeiras horas da manhã, os policiais encontraram grande quantidade de drogas escondida pelos criminosos em uma unidade de ensino. De acordo com a polícia, isso demonstra uma prática recorrente do CV de "utilizar escolas como bunkers para ludibriar a ação das forças de segurança".

A operação é realizada em conjunto com as Polícias Civil e Militar. Participam da operação agentes da 34ª DP (Bangu), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar.

Na última semana, uma outra etapa da operação de combate à expansão da facção criminosa Comando Vermelho (CV) foi deflagrada em pontos da Bacia do Éden, Castelinho e regiões adjacentes, no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Oito suspeitos foram presos na ocasião.

Em 28 de outubro, a mesma operação resultou no dia mais letal da história do Brasil, com mais de 100 mortos, incluindo quatro policiais. O dia seguinte à ação das Polícias Civil e Militar amanheceu com moradores dos Complexos do Alemão e da Penha removendo dezenas de corpos de regiões de mata onde houve confronto com a forças de segurança.

De acordo com o Governo do Estado, que classificou esta fase da Contenção como um "sucesso", a operação apreendeu mais de uma tonelada de drogas e 118 armas, incluindo 93 fuzis. A ação também culminou na prisão de 113 pessoas, mas falhou em deter a principal liderança do CV, o criminoso Doca.

Comente esta notícia