GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT
O prefeito Abilio Brunini (PL) decidiu que não haverá feriadão em Cuiabá neste mês de novembro. Apesar de ter aberto uma enquete nas redes sociais para ouvir a população sobre a possibilidade de transferir o feriado nacional da Consciência Negra para a sexta-feira (21), o gestor confirmou que a folga será apenas na quinta-feira (20). Na sexta, o expediente segue normalmente no Palácio Alencastro.
“A lei é federal não pode ser mudada. O feriado é quinta-feira, dia 20, e na sexta-feira, dia 21, é dia normal. Não [vou emendar] porque eu trabalho todos os dias [inclusive] dia 20”, afirmou Abilio, de forma direta, ao ser questionado pela imprensa hoje (18).
Leia mais - Servidores de Cuiabá poderão trabalhar de casa
Enquanto Cuiabá manterá o funcionamento regular na sexta-feira, a Prefeitura de Várzea Grande já declarou ponto facultativo. O Governo de Mato Grosso, por sua vez, ainda não oficializou qual será o procedimento adotado.
A consulta pública publicada nos stories do perfil oficial da prefeitura no Instagram tinha como proposta “promover o diálogo com a sociedade” e avaliar possíveis alternativas que considerassem o impacto econômico e social da mudança, segundo Abilio.
“A participação da população é fundamental para subsidiar a tomada de decisão e identificar o posicionamento dos cuiabanos sobre o tema”, dizia a nota da gestão.
No entanto, o conteúdo disponibilizado na segunda-feira (17) foi removido menos de 24 horas depois, sem explicação.
Desde 2024, o feriado da Consciência Negra passou a ser nacional, com todos os estados e municípios, além do Distrito Federal, reconhecendo oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído por lei sancionada pelo presidente Lula (PT) em 2023.















