facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Outubro de 2025
02 de Outubro de 2025

02 de Outubro de 2025, 15h:30 - A | A

POLÍCIA / LIGADOS À FACÇÃO

Câmeras corporais mostram ação da PF em terra indígena tomada por garimpeiros; veja

Ao menos três tiroteios ocorreram na região na última semana

GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT



Imagens de câmeras corporais de agentes da Polícia Federal registraram o momento em que policiais entraram em confronto com garimpeiros ilegais na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). O grupo criminoso, segundo a investigação, tem ligação com uma facção. Ao menos três tiroteios ocorreram na região na última semana.

Nas gravações, os policiais aparecem logo após a troca de tiros. Um deles tenta acalmar os colegas ao dizer: “respira, respira. O pior já passou”, enquanto os demais discutem a estratégia de avanço. Em outro ponto do vídeo, os agentes mostram o alojamento tomado pelos garimpeiros e descrevem o local como um “cenário de destruição”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - "Dono da Quebrada" e 14 comparsas viram réus por esquema ligado à facção

As equipes também filmaram a entrada em túneis subterrâneos, onde encontraram galões de combustível, explosivos, armas, munições, kits de internet via satélite, mercúrio e minério de ouro.

Durante a operação, que se estendeu de domingo (28) a terça-feira (30), foram inutilizados motores, geradores de energia, estruturas de apoio e equipamentos usados na exploração ilegal.

Apesar da intensidade dos confrontos, nenhum policial ficou ferido. Até o momento não há confirmação de baleados ou presos. A ação teve como foco desocupar as áreas atingidas pelo garimpo clandestino e enfraquecer a atuação de organizações criminosas na região.

Veja vídeo:

Comente esta notícia