facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Julho de 2024
27 de Julho de 2024

16 de Julho de 2010, 16h:05 - A | A

POLÍCIA /

Besouro gigante é encontrado em Alta Floresta (MT)

GLOBO AMAZONIA



A leitora Melissa Rösler enviou ao Globo Amazônia algumas fotos de um besouro gigante que encontrou nas imediações de Alta Floresta (MT), onde trabalha para o Ministério da Agricultura. Com as pernas, o bicho tem o comprimento de uma caneta.

 Consultado pela reportagem, o pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Fernando Vaz-de-Mello informou tratar-se da espécie Megasoma actaeon, muito comum e de ampla distribuição em toda a região amazônica.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

É um dos maiores besouros do mundo, ao lado do impressionante Titanus giganteus . “Eles não mordem, não picam, mas têm umas garrinhas nas pontas das pernas que podem machucar se forem colocados pra andar na mão ou braço de alguém e tirados sem cuidado”, explica o especialista.

Segundo Vaz-de-Mello, o besourão encontrado por Melissa não prejudica nenhuma atividade humana e só sai da mata porque as luzes o atraem – em especial as de mercúrio, brancas, usadas na iluminação pública. “Suas larvas se alimentam de troncos grandes em decomposição e provavelmente também matéria orgânica por debaixo deles, na mata”, diz.

 Como trabalha no setor agrícola, Melissa identificou a possível causa da morte do exemplar que encontrou. “Encontrei com odor característico de carrapaticida”, conta

Como já estava morto, a leitora decidiu recolhê-lo para doar a um professor do curso de agronomia que frequenta, para ficar conservado em uma coleção.
É importante lembrar que insetos vivos não devem ser recolhidos, exceto com
finalidade científica.

 

 

Comente esta notícia