VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT
O bando que assaltou uma agência do Sicredi, em Brasnorte (a 587 km de Cuiabá), na última quinta-feira (31), levou aproximadamente R$ 400 mil dos cofres e caixas eletrônicos. A polícia já conseguiu prender 14 envolvidos no crime, mas o dinheiro ainda não foi recuperado.
Seis dos bandidos foram presos em Brasnorte. São eles: Edson da Silva Moura, Alex de Menezes Correa, Fabricio da Silva Lima, Valdemar do Nascimento Alves e os policiais militares Anderson de Amaral Rodrigues e Alan Carvalho da Silva.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Todos foram mantidos presos após audiência de custódia.
LEIA MAIS: Justiça mantém prisão de seis envolvidos em roubo a banco
Outros seis foram presos no município de Vilhena, em Rondônia. São eles: Osvaldo Pereira de Souza, Rodrigo da Silva Lucena, Cristhian Ribeiro Galvão, Eduardo José Lopes de Moraes, Luiz Carlos da Silva Júnior e Lucas Vinícius de Amorim da Silva.
De acordo com investigação da Gerencia de Combate ao Crime Organizado (GCCO), o bando planejou o assalto em 20 dias e a execução do crime começou dois dias antes, no terça-feira (29), quando os bandidos roubaram uma caminhonete Hilux para executar a ação criminosa.
Ainda segundo investigações da GCCO, dois ou três dos envolvidos são empresários em Brasnorte.
O assalto
O assalto aconteceu no final da manhã de quinta-feira, 31 de julho. Quatro criminosos armados invadiram a agência do Sicredi e renderam funcionários e clientes. Lá eles tiveram acessos aos cofres e caixas eletrônicos e fugiram levando todo o dinheiro.
Na ação, eles usavam uma caminhonete Hilux que eles haviam roubado na terça-feira.
Após o roubo, os bandidos fugiram levando dois reféns. Eles seguiram em direção a Juína (158 km de Brasnorte) e abandonaram as vítimas lá.
Posteriormente, eles voltaram para Brasnorte, abandonaram a caminhonete, embarcaram em um HB20 e seguiram até o município de Vilhena (RO), onde se esconderam em um quarto de hotel.
A Polícia Civil conseguiu localizar os bandidos e foram até o hotel onde eles estavam escondidos. No entanto, com a ajuda do recepcionista do local, os criminosos conseguiram escapar e se esconderam em uma casa.
O Hb20 também foi escondido em uma oficina mecânica do irmão deste recepcionista de hotel.
Com apoio da Polícia Civil de Rondônia, a GCCO conseguiu encontrar em prender os bandidos, sendo dois que participaram diretamente do assalto, o motorista do Hb20, o recepcionista do hotel, o dono da oficina mecânica e dois que participaram da logística do crime.
Com a prisão deles, a polícia conseguiu identificar outros seis que foram presos em Brasnorte, sendo os outros dois que participaram diretamente, outros dois da logística e dois policiais militares que facilitaram a fuga do bando.
De acordo com o delegado Sued Dias, responsável pelas investigações, a polícia trabalha para recuperar o dinheiro roubado e, caso algum valor tenha sido transferido para conta de terceiros, estes também serão responsabilizados pelo crime.