ANA CRISTINA VIEIRA
DO REPÓRTER MT
O ator e diretor cuiabano André D’Lucca, que soma quase 700 mil seguidores no Instagram, tem usado sua visibilidade nas redes sociais como plataforma para a luta antirracista. Em entrevista ao , ele foi direto: “Quase todos os brasileiros são racistas”. Mas ressalta que o mais importante é reconhecer e desconstruir esse comportamento enraizado.
“A gente reproduz o racismo sem perceber, muitas vezes através da linguagem. Por exemplo: como você chama uma mulher? Morena? Mulata? Não. Chame ela pelo nome. Com certeza ela tem um nome. ‘Mulata’ é um termo que não deve mais ser usado. Ele vem da época da escravização, quando mulheres negras eram estupradas por homens brancos. As crianças que nasciam dessa violência eram chamadas de ‘mulatas’, numa associação direta com a mula, animal híbrido, fruto de espécies diferentes”, explicou André.
O ator também destacou outras expressões comuns no cotidiano brasileiro que carregam conotação racista, e propôs uma reflexão: Por que ainda usamos palavras que ofendem e excluem grupos inteiros da sociedade?
Veja vídeo:
Veja íntegra: