facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Outubro de 2025
22 de Outubro de 2025

22 de Outubro de 2025, 09h:38 - A | A

ENTREVISTA / MOVIMENTAÇÃO REGULAR

Especialista alerta: Sedentarismo pode agravar dores na lombar

A reabilitação da dor lombar depende da mudança no estilo de vida.

ANA CRISTINA VIEIRA
DO REPÓRTERMT



Em entrevista ao , o fisioterapeuta, professor e mestre em Ciências do Movimento Jean Pierre Vieira destacou a importância da movimentação regular para prevenir e controlar a dor lombar, uma condição que afeta cerca de 80% da população mundial e pode ter efeitos incapacitantes.

“O paciente pode ter acesso ao melhor tratamento do mundo, mas não existe milagre. A reabilitação da dor lombar depende da mudança no estilo de vida. Um dos principais pontos é evitar permanecer por muito tempo em posturas viciosas, isso inevitavelmente vai gerar queixa de dor, é fato”, afirmou.

Jean reforça a necessidade de interromper longos períodos na mesma posição. A recomendação é simples: levantar-se e se movimentar a cada 30 a 40 minutos.

Ele também alertou para um quadro comum em quem sofre com dores crônicas: a cinesiofobia, que é o medo exagerado de se movimentar, geralmente associado à crença de que o movimento pode causar ou agravar lesões. Segundo o especialista, essa condição pode piorar o quadro de dor e dificultar a recuperação.

Confira:

Confira a entrevista completa:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia