VANESSA MORENO, DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
A Gerencia de Combate ao Crime Organizado (GCCO), responsável pelas investigações do roubo a agência do Sicredi realizada na última semana, na cidade de Brasnorte, revelou que o crime foi planejado em 20 dias e tinha a atuação de empresários e policiais do município.
Criminosos armados invadiram, no final da manhã de quinta-feira (31), a agência da cooperativa de créditos, onde renderam funcionários e clientes. Lá, eles tiveram acesso aos cofres e fugiram levando todo dinheiro. O montante levado não foi divulgado.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
LEIA MAIS: Câmeras registram ação de bando do Novo Cangaço durante assalto ao Sicredi
De acordo com o delegado Sued Dias, responsável pelas investigações, a execução do crime começou na terça-feira (29), quando os criminosos roubaram a Hilux que foi usada no assalto. Ainda conforme o delegado, dois ou três dos envolvidos eram empresários em Brasnorte.
"20 dias antes começou o planejamento do crime e na terça-feira (29) houve o início dos atos executórios. Os indivíduos efetuaram o roubo da caminhonete, usando um Ford Ka com placas clonadas, e depois do roubo da Hillux, a caminhonete foi colocada debaixo da linha de transmissão, em uma área de mata fechada e difícil acesso. Ela ficou de um dia pro outro nesse ponto de repouso para confirmar a inexistência de rastreador e qualquer localização do veículo. Na quinta-feira, como a Hillux ainda estava lá, os criminosos deduziram que ela não tinha sido localizada ainda e pegaram a Hillux pra executar o roubo”, explicou Sued Dias.
Após o assalto, os bandidos fugiram levando dois reféns sentido Juína. Lá, as vítimas foram liberadas.
Em seguida, o bando voltou para Brasnorte, abandonou a Hilux e embarcou em um HB20. Posteriormente, se escondeu em um comércio, onde foi feita a divisão do dinheiro.
Quatro dos bandidos fugiram para Vilhena, em Rondônia. Lá, dois dos assaltantes que foram filmados durante a ação no banco foram presos.
Também em Vilhena, outras quatro pessoas foram presas. Uma era recepcionista de um hotel, que havia preparado um quarto no estabelecimento para receber os bandidos; o irmão do recepcionista e dono de uma oficina mecânica que ajudou esconder o HB20 usado na fuga; além do motorista do HB20 e um ajudante que deu suporte logístico ao assalto.
Outros dois dos assaltantes foram presos em Brasnorte, além de dois cabos da Polícia Militar que facilitaram a fuga do bando.
LEIA MAIS: PMs são presos por facilitar a fuga de bandidos que assaltaram agência do Sicredi em MT
LEIA MAIS: Vídeos mostram bandidos que assaltaram Sicredi em MT sendo presos em Rondônia
À imprensa, o delegado disse que o valor roubado da agência bancária não será divulgado para não incentivar novos crimes como esse. Caso o valor fruto do roubo tenha sido transferido para conta de terceiros, estes também serão responsabilizados pelo crime.