facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Setembro de 2025
15 de Setembro de 2025

05 de Fevereiro de 2017, 10h:10 - A | A

PODERES / CACHIMBO DA PAZ

Taques e Emanuel afastam rusgas e buscam aproximação “por Cuiabá”

Há alguns dias, é possível notar uma intensa troca de elogios e afagos entre os dois políticos, em eventos públicos na Capital

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



Apesar de estarem em lados opostos há cerca de dois anos, o governador Pedro Taques (PSDB) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), vêm buscando uma aproximação.

Há alguns dias, é possível notar uma intensa troca de elogios e afagos entre os dois políticos, em eventos públicos na Capital.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na sessão de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (2), em seu discurso, Taques fez questão de citar o pai do prefeito, que também se chamava Emanuel Pinheiro e foi deputado estadual.

“Minhas homenagens a ele, que foi um homem honrado e de coragem”, disse o governador.

No mesmo dia, durante a cerimônia de lançamento das obras de duplicação da Estrada da Guia (MT-010), Emanuel contou que foi convidado "insistentemente" para que comparecesse ao evento.

“O convite do secretário Marcelo Duarte [de Infraestrutura], o seu convite reiterado e o da ‘dama-de-ferro’ Paola [Reis, adjunta da Casa Civil], também me ligando várias vezes, apenas demostra o interesse do seu Governo em unir forças com a Prefeitura de Cuiabá. Nós criaremos uma ponte entre o Palácio Paiaguás e o Palácio Alencastro pelo bem da Capital. Eu nunca estive tão perto de Pedro Taques, desde que assumi a Prefeitura, no dia 1º de janeiro”, afirmou o prefeito, também em discurso.

A disputa entre os dois políticos ficou ainda mais acirrada durante as eleições de 2016, pois Emanuel Pinheiro disputou a Prefeitura de Cuiabá com o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), candidato do governador.

Até o final do ano passado, Emanuel afirmava que não tinha a intenção de retomar a amizade com Santos, mas este assumiu a Secretaria de Estado de Cidades e, ao que parece, as rusgas também foram esquecidas.

Em janeiro, o prefeito e o secretário se encontraram, em audiência no Palácio Alencastro, quando discutiram sobre as ações do Governo do Estado na Capital, notadamente em relação às polêmicas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), paradas desde o fim de 2015.

“Quero estar cada vez mais ao lado do governador. Por Cuiabá, faço tudo e a cidade nos une. É fundamental esta união entre Governo do Estado e Prefeitura da Capital, para que Cuiabá seja beneficiada com obras, projetos e serviços que melhorem a cidade e a vida das pessoas”, disse o prefeito

Segundo Emanuel, a aproximação não tem qualquer interesse eleitoral. “É somente o interesse de dois cuiabanos que amam a sua cidade e que, independentemente de política, vão pensar nos 700 mil habitantes que aqui vivem”, afirmou.

Taques e Pinheiro estão em lados politicamente opostos desde a eleição de 2014, quando o primeiro se elegeu governador e o outro, deputado estadual.

Ambos também travaram embates, como o da Revisão Geral Anual (RGA), em 2016, quando o Governo defendia não conceder o reajuste salarial aos servidores e o então deputado foi considerado o “defensor” dos funcionários públicos.

Comente esta notícia