facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Novembro de 2025
15 de Novembro de 2025

23 de Novembro de 2017, 19h:28 - A | A

PODERES / GASTOS CONGELADOS

Taques diz que PEC não resolve todos os problemas, mas ajuda MT

O governador destacou que a aprovação da proposta irá garantir mais investimentos de até R$ 1,3 bilhão a Mato Grosso após negociar dívida com a União.

RAFAEL DE SOUSA
CAROL SANFORD



O governador Pedro Taques (PSDB) destacou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impõe um teto limite para os gastos públicos do Governo pelos próximos 5 anos não solucionará todos os problemas do “mundo”, porém ajudará Mato Grosso a sair da crise econômica que tem causado atrasos de salários e repasses aos municípios.

“Essa PEC não resolve todos os problemas do mundo, mas é muito importante para que Mato Grosso saia desse momento de crise”, afirmou Pedro Taques.

A fala do governador ocorreu logo após a cerimônia de promulgação da PEC na Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (23).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Essa PEC não resolve todos os problemas do mundo, mas é muito importante para que Mato Grosso saia desse momento de crise”, argumentou.

Taques lembrou que a aprovação da proposta irá garantir mais investimentos a Mato Grosso já que, agora, o Estado poderá negociar uma dívida bilionária com o Governo Federal. Além disso, não prejudicará os funcionários públicos.

“Essa emenda não prejudica os servidores públicos, porém, vai dar ao Estado de Mato Grosso a oportunidade de renegociar a dívida com a União deixando de repassar no próximo ano até R$ 1,3 bilhão. Esses valores que não iremos repassar para a União serão investidos em Educação, Segurança, novas estradas e assentamentos”, explicou o governador.

Votação

A proposta do Governo foi aprovada por 16 votos a 4, em segunda votação, na manhã de quarta-feira (22), após muita polêmica e alterações no texto original.

Entre as mudanças está a permissão de reajuste de salários de categorias de servidores, como da Saúde, da Segurança e do Departamento de Trânsito (Detran).

O substitutivo também traz alterações em relação ao percentual do excesso de arrecadação para a Defensoria Pública, que será de 2%. Além disso, permite a realização de concursos, caso haja melhora na arrecadação, o que não estava previsto no texto original.

A PEC terá validade de cinco anos e congela os gastos dos poderes, que só poderão reajustar os orçamentos em valores referentes ao ano de 2016, com índice inflacionário do período.

Comente esta notícia

Dr Davi 26/11/2017

O problema de Mato Grosso é a falta de gestão. Somente no final de 2018 pra escolhermos um governador a altura do nosso Estado.

positivo
0
negativo
0

Gilston 25/11/2017

Este pedro taque mente de mais. Não foi ele que ficava aporrinhado lá os deputados pra aprovar esta tal PEC dizendo que a PEC era a salvação do Estado que tudo voltaria ao normal cm ele? A gora ele muda o discurso dizendo que a PEC não resolve os problema; Antes de aprovar a PEC era a salvação da pátria e agora satisfeito com sei desejo, Pedro muda o discurso.Tem muita mentira neste governo e ai fica sem credibilidade.

positivo
0
negativo
0

Fenix 24/11/2017

ORANDO A DEUS E ELE ME INSTRUIU A NÃO MAIS FAZER IRONIAS COM AQUELES IMBUIDOS DE PODER, MAS ORIENTOU ME A FALAR A VERDADE A ESSES MESMO HOMENS QUE MASSACRAM A SOCIEDADE PARA DAR PRORECAO A MEIA DUZIA DE HOMENS GANANCIOSOS. POIS BEM, SENHOR GOVERNADOR, O VS. EXCELENCIA BEM SABE QUE ESSA PEC É MAIS UMA FORMA DE OPRIMIR A SOCIEDADE EM PROTECAO A UNIAO E AOS GRANDES EXPORTADORES. O SR SABE QUE NA VERDADE O QUE TEM CAUSADO O DEFICT NA ECONOMIA DO ESTADO É A MALDITA LEI KANDIR QUE ESTA DEFASADA E SO TRAZ PREJUIZO AOS ESTADOS QUE VIVEM DE EXPORTACAO. QUEM NAO SABE ESS LEI, FRUTO DA CRIATIVIDADE DO DEPUTADO ANTONIO KANDIR, ISENTA TODOS AQUELES QUE LIDAM COM EXPORTACAO DE PRODUTOS PRIMARIOS, DE PAGAREM ICMS, SEJA NA COMPRA DOS INSUMOS,NO CASO DA AGROEXPORTACAO, SEJA NA VENDA DOS PRODUTOS PRA FORA DO PAIS. NESSA HISTORIA TODA QUEM LUCRA É SOMENTE A UNIAO E OS GRANDES PRODUTORES DE MATERIAS PRIMARIAS. O GOVERNO FEDERAL PROMETEU AJUDAR OS ESTADOS EM QUE ESSA LEI TEM EFEITO ARGUINDO QUE DEVOLCERIA PARTE DA RECEITA AOS MESMOS, TODAVIA NAO CUMPRIU COM O PACTUADO E EM 20 ANOS DA LEI SO MT TEVE UM PREJUIZO DE MAIS DE 150 BILLHOES,NAO ESQUECENDO DE PARANA, RS, MG E OUTROS ESTADOS QUE VIVEM DA EXPORTACAO DE PRODUTOS PRIMARIOS. E ENQUANTO ISSO OS NOSSOS DEPUTADOS E SENADORES FICAM SENTADOS F NO RABO RECEBENDO ALTOS SALARIOS APENAS PRA ZELAR DO INTERESSE DE MEIA DUZIA DE PESSOAS QUE MANDAM NO BRASIL. DAI VEM O SR FALAR QUE A PEC É A SOLUCAO PARA MT. FALE A VERDADE, OS RICOS DESTE ESTADOS NAO QUEREM ABRIR MAO DE SEUS LUCROS ABSURSOS EM FAVOR DA DISTRIBUiCAO DE RENDA. FALA PARA O POVO QUE ESSA HISTORIA DE QUE TODO PODER EMANA DO POVO É UMA MEDIOCRIDADE QUE INDUZ O POVO A ACREDITAR QUE O VOTO É UMA ARMA, TODAVIA, O VOTO É APENAS É A ALÇA DO CHICOTE QUE SURRARA O POVO POR 4 ANOS. SINCERAMENTE SR GOVERNADOR, SÓ DEUS PRA TER MISERICORDIA DO POVO, PORQUE VCS POLITICOS, SO TEM OLHOS PARA OS VOSSOS BOLSOS. MAS DEIXO AQUI UMA MESNSAGEM PROFETICA AOS SENHORES DETENTORES DO PODER NESSE BRASIL SOFRIDO:Tiago 5: 1. Eis agora, vós ricos, chorai e pranteai, por causa das desgraças que vos sobrevirão. - Bíblia JFA Offline. TAO LOGO VCS VERAO A ESTRUTURA DA TERRA ABALADA E NAQUELE DIA VCS OLHARAO A RUDO QUANTO FOI ACUMULADO E VERAO QUE SUAS RIQUEZAS E PODER NAO VALEM NADA.

positivo
0
negativo
0

3 comentários