APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) criticou o pacote de R$ 30 bilhões anunciado pelo Governo Federal para compensar as perdas dos produtores e empresas afetados com as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“É um curativo, um curativo no ferimento. Curativo tem que trocar, nós trocamos todos os dias. O governo coloca isso como uma espécie de esmola”, avaliou.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O plano de apoio prevê a abertura de linhas de crédito no total de até R$ 30 bilhões. O pacote de medidas, conforme o governo, tem o objetivo de preservar empregos e ampliar os mercados alternativos para os setores afetados.
“Esse recurso é para indenizar o valor do tributo que aumentou lá nos Estados Unidos”, disse. “É um curativo, um pequeno curativo”, concluiu.
Além da linha de crédito, a Receita Federal vai adiar a cobrança de impostos para as empresas mais afetadas pelo tarifaço. Medida semelhante já havia sido adotada durante a pandemia de covid-19.
Paralelamente, o Governo Federal continuará buscando diversificar os mercados compradores dos produtos que foram taxados pelos americanos.