facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Outubro de 2025
11 de Outubro de 2025

11 de Outubro de 2025, 16h:15 - A | A

GERAL / CONFIRA OS BENEFICIADOS

CBF amplia número de vagas e pode garantir cinco clubes mato-grossenses na Série D de 2026

Estado também ganha uma vaga extra na Copa do Brasil

FELIPE SANTOS
DO REPÓRTERMT



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na última semana, uma série de mudanças estruturais nas competições nacionais a partir da temporada 2026. Entre as principais novidades estão a ampliação da Série D, que passa de 64 para 96 clubes, e o aumento do número de vagas por estado, o que pode garantir até cinco representantes mato-grossenses na competição.

Outra mudança importante foi confirmada na Copa do Brasil, que também terá expansão de participantes. O Mato Grosso, atualmente 12º colocado no Ranking Nacional de Federações (RNF) da CBF, ganhou uma vaga extra, passando de 3 para 4 representantes.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Série D

Até 2025, Mato Grosso contava com duas vagas fixas na Série D, que eram destinadas aos melhores colocados do Campeonato Estadual. Com o novo regulamento, a CBF criou novos critérios de acesso, abrindo espaço para clubes que disputaram a edição anterior e ficaram bem colocados, além de times bem ranqueados no Ranking Nacional de Clubes (RNC).

Nesta temporada, Primavera e Cuiabá garantiram as duas vagas estaduais, mas como o Dourado disputa a Série B, o Mixto herdou a segunda vaga. Com as mudanças, o Luverdense, que chegou à segunda fase da Série D 2025, será beneficiado pelo critério 3 do novo regulamento, destinado a equipes que tiveram bom desempenho, mas não conquistaram o acesso.

Além deles, outras duas vagas podem vir do Ranking Nacional de Clubes (critério 4). Segundo as pontuações parciais apuradas, os clubes União (92º lugar) e Operário VG (101º lugar) aparecem entre os possíveis contemplados. O União, inclusive, já protocolou junto à Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) um pedido de ratificação da vaga.

Se confirmados, os cinco representantes mato-grossenses na Série D de 2026 serão: Primavera; Mixto; Luverdense; União (aguarda confirmação via RNC); e Operário VG (aguarda confirmação via RNC).

A Série D 2026 está prevista para começar em 5 de abril e terminar em 13 de setembro, com 100 partidas a mais no calendário nacional.

Copa do Brasil

Com o novo formato, os quatro clubes mato-grossenses classificados para a Copa do Brasil 2026 serão Primavera, Cuiabá, Mixto e Operário VG.

O Tricolor Várzea-grandense foi o principal beneficiado com a ampliação, herdando a nova vaga concedida ao estado. O Operário já havia disputado a edição deste ano e alcançado a inédita segunda fase, eliminando o Sport nos pênaltis e sendo posteriormente eliminado pelo Novorizontino, em um confronto marcado por um gol irregular.

Comente esta notícia