DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), afirmou nesta quarta-feira (07), que Mato Grosso vai ganhar um reforço em Brasília com a aprovação do projeto de lei complementar que amplia de oito para 10 o número de deputados federais na Câmara Federal.
“É uma conquista importante e não aleatória. É fruto do crescimento do estado de Mato Grosso nos últimos anos. A nossa população aumentou, e a nossa representatividade também deve aumentar. É justo!”, declarou.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A proposta, aprovada na terça-feira (06), que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais se baseou crescimento populacional divulgado pelo Senso de 2022. O placar ficou em 199 votos contra e 268 votos favoráveis. Agora, o texto será enviado ao Senado.
Para Max, a mudança corrige uma distorção histórica.
“Não é justo que estados com populações menores que Mato Grosso tenham mais deputados lá, e consequentemente em uma discussão de projetos e orçamentos consigam levar mais recursos aos seus estados", acrescentou.
Agora, o projeto passará pelo crivo do Senado, que deve votar até 30 de junho, conforme determinação do STF. Caso isso não ocorra, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixar os números até 1º de outubro de 2025.