facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Julho de 2025
01 de Julho de 2025

01 de Julho de 2025, 07h:00 - A | A

GERAL / EMERGÊNCIA SANITÁRIA

Secretaria de Saúde de Cuiabá alerta para risco de sarampo devido ao aumento de casos na Bolívia

Determinação é reforçar vigilância e acompanhar eventuais casos suspeitos da doença.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, emitiu um alerta de risco de sarampo devido ao aumento de casos confirmados da doença na Bolívia, país que faz fronteira com Mato Grosso. Apesar do aviso, não há casos da doença em Cuiabá.

O documento, encaminhado para a imprensa nessa segunda-feira (30), aponta que a Bolívia declarou emergência sanitária, na última quinta-feira (24), devido ao crescimento dos casos de sarampo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Até a última sexta-feira, o país havia registrado 63 casos da doença.

O primeiro caso da doença no país vizinho foi registrado em abril deste ano, em um bebê. O segundo caso foi detectado em uma pessoa que participou de dois eventos, sendo que em um deles haviam mais de 30 mil pessoas reunidas.

“A proximidade geográfica e a movimentação de pessoas entre os dois países aumentam o risco de transmissão do vírus. Por se tratar de uma fronteira extensa (730 km), a fiscalização sanitária e as viagens realizadas por indivíduos infectados tornam-se um desafio que pode favorecer a chegada do Sarampo até a capital do estado, Cuiabá”, diz trecho do comunicado.

Por conta da situação na Bolívia, a Secretaria Municipal de Saúde determinou reforço na vigilância para a detecção precoce da doença e a notificação dos casos suspeitos que venham a ser registrados na Capital.

Os sintomas da doença incluem febre alta e manchas vermelhas (exantemas) com tosse seca e/ou irritação nos olhos (conjuntivite) e/ou nariz escorrendo (coriza) ou entupido.

A doença é prevenida por meio da vacinação (Tríplice Viral e Tetra Viral), disponível nas unidades de saúde da cidade para pessoas entre 12 e 59 anos.

É recomendado higienizar as mãos antes de tocar os olhos, a boca e o nariz; após tossir e espirrar, ir ao banheiro e cumprimentar pessoas; antes das refeições, ao chegar em casa, no trabalho ou em ambientes de convívio com outras pessoas.

Comente esta notícia