facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Julho de 2025
02 de Julho de 2025

01 de Julho de 2025, 16h:18 - A | A

PODERES / ATÉ O FIM DO ANO

Presidente da Aprosoja celebra acordo feito com Mauro para congelar valor do Fethab

Setor vinha negociando congelamento há pelo menos dois anos.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, celebrou a decisão do governador Mauro Mendes (União) de enviar para a Assembleia Legislativa um projeto para congelar o valor do Fethab até o fim do ano.

Essa era uma reivindicação do setor, que afirmava trabalhar no prejuízo devido à queda do valor da commodities.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme a Aprosoja, o projeto do Governo do Estado vai propor o congelamento da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), que é usada no cálculo do Fethab. Com isso, o valor cobrado dos produtores, que é corrigido a cada seis meses, será o mesmo até o fim deste ano.

"Durante quase dois anos viemos conversando e negociando justamente porque o preço das commodities recuou e hoje a renda do produtor está abaixo dos custos, ou seja, o produtor está trabalhando no prejuízo na sua grande maioria, principalmente quem paga arrendamento", disse Beber.

“Agora esperamos, com o envio desse projeto de lei para a Assembleia Legislativa, que os nossos deputados atendam esse pedido do setor e atendam também essa proatividade do governador, congelando esse reajuste do Fethab”, acrescentou.

O Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) é uma contribuição estadual que tem como objetivo financiar a manutenção das estradas estaduais e programas habitacionais.

A cobrança é feita aos produtores de soja, milho e algodão, que pagam R$ 243,49 por cada tonelada comercializada.

Comente esta notícia