facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Junho de 2026
04 de Junho de 2026

13 de Setembro de 2022, 07h:00 - A | A

PODERES / TRAGÉDIA ANUNCIADA

Mauro lamenta morte causada por esquizofrênico que juiz negou internar

Governador declarou que deseja que as pessoas tenham mais amor e respeito uns pelos outros

DO REPÓRTER MT



O governador Mauro Mendes (União Brasil) lamentou, na segunda-feira (12), o assassinato de Benedito Cardoso dos Santos, de 42 anos, ocorrido em Confresa (1.169 km de Cuiabá), na última quinta-feira (08), causada por um esquizofrênico que juiz negou internar.

Rafael Silva de Oliveira matou o colega de trabalho com ao menos 15 golpes de faca.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com o governador, é lamentável o que aconteceu com Benedito. Além disso, ele defendeu que os candidatos que disputam as eleições deste ano deveriam "conclamar" a população a exercer sua democracia.

 

Leia mais: Documentos revelados pelo RepórterMT viram referência nacional

"É muito lamentável, muito lamentável. Espero que as pessoas tenham um pouco mais de amor no coração e tenham respeito uns pelos outros, que deem suas opiniões, que ouçam a opinião dos outros e fiquem por aí", disse em entrevista do RDNews.

Leia mais: Assassino tem esquizofrenia; família alertou que ele tinha intenção de matar e juiz negou internação

Relembre o caso

Benedito e Rafael eram funcionários de uma agrovila na zona rural de Confresa. Eles se desentenderam porque um apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o outro a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém, segundo laudo médido obtido com exclusividade pelo RepórterMT, o assassino mataria por qualquer motivo, e a motivação política não existe. O esquizofrênico tem tendência homicida e, ao ser contrariado, pode matar. Clique no link abaixo e confira. 

Leia mais: Laudo de psiquiatra alertou que Rafael tinha delírios de perseguição e poderia matar

Após desferir os golpes de faca, o assassino ainda teria tentado arrancar a cabeça da vítima. No sábado (10), o RepórterMT trouxe documentos que comprovaram que Rafael sofre de esquizofrenia grave e desde 2020 a família dele tenta interditá-lo, mas a Justiça de Mato Grosso negou o pedido por duas vezes.

Os documentos revelados em primeira mão pelo RepórterMT se tornaram refereência nacional, quanto à repercussão do assassinato. No sábado (10) publicamos o laudo médico de 2020, que destacava que o assassino, Rafael Silva de Oliveira, sofria de esquizofrenia, tinha delírios, ideias homicidas e precisava de internação urgente. Também revelamos trechos da decisão judicial que negou a internação por duas vezes.

O material embasou a reportagem publicada neste domingo (11) pelo site O Antagonista e deu novo rumo à repercussão nacional do caso, que vinha sendo tratado como motivação exclusivamente política.

 

Leia mais:Bolsonaro lamenta a morte de trabalhador em MT por "motivação estúpida"

Comente esta notícia