facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Abril de 2025
24 de Abril de 2025

11 de Agosto de 2023, 07h:00 - A | A

PODERES / PROPOSTA DA FUNAI

Mauro: Governo e bancada estudam medidas para impedir demarcação de terra indígena em Mato Grosso

Governador trabalha para evitar o que considera um "dano" para os produtores que possuem propriedades na região.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



O governador Mauro Mendes (União) afirmou que o Governo do Estado, junto com a bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional, já está estudando as medidas jurídicas e políticas para impedir que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) avance com o plano de demarcar uma nova terra indígena na divisa entre Mato Grosso e Pará.

“Nós vamos movimentar politicamente e juridicamente para evitar que esse dano possa ser causado ao estado de Mato Grosso e aos mato-grossenses que vivem lá naquela região”, disse em conversa com a imprensa.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo o governador, desde a semana passada os senadores e deputados federais do estado começaram a se mobilizar para impedir a delimitação de uma nova área destinada exclusivamente à povos indígenas no estado.

“Na semana passada a senadora Margareth, o senador Mauro Carvalho, outros deputados e o senador Jayme também já começaram a interagir nesse assunto lá em Brasília, pediram documentação para a Funai”, explicou.

A Funai determinou o início de estudos visando a demarcação de um novo território indígena nos municípios de Vila Rica, Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso, e São Félix do Xingu, no Pará.

O local delimitado tem 362.243 hectares e abriga 201 propriedades rurais, além da aldeia onde o cacique Raoni nasceu. O local é considerado sagrado para os povos Juruna e Kayapó, mas no território vivem apenas 60 indígenas, que receberiam a terra.

Comente esta notícia

Serli 11/08/2023

muitas terra pra índio porém eles não plantam um pé de mandioca !tem índios q quer viver como branco então vai viver como nós, aqui em meu estado mt indo pra Rondônia tem índio q cobra pedágio,tem camionetona,relógio de ouro me poupe,e quem trabalha nós também somos originários viemos de alguma etnia,e tamos vivendo sem terra,só de muito trabalho, tá na hora de rever muitas coisas no nosso país

positivo
0
negativo
0

manoel 11/08/2023

kkkk demarcação terras indígenas se acontecer não vai mais poder requerer o subsolo . prejuizo para as empresas dele, pois so dele da lucro kkkkkk. muito inteligente

positivo
0
negativo
0

2 comentários