DO REPÓRTERMT
Cinco pessoas da mesma família foram presas pela Polícia Civil por manter dezenas de animais em condições degradantes dentro de uma casa no bairro Centro Sul, em Cuiabá. A operação, realizada nesta terça-feira (16), foi conduzida pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) com apoio da Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Ordem Pública e Secretaria de Bem-Estar Animal.
Foram detidos Thyago Jesus de Figueiredo Herane, Angela Pinho de Figueiredo Herane, Herleno Angelo de Figueiredo Herane, Mirtes Miranda de Figueiredo e Caio Lucas Silva de Oliveira.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Operação interdita canil clandestino com 70 cães de raça e criadouro de hamsters; veja vídeo
A ação começou após denúncias apontarem maus-tratos dentro do imóvel da família. Ao entrarem na residência, os policiais encontraram sujeira por todos os lados, forte odor e mais de 70 animais vivendo em situação de abandono.
Segundo a Polícia Civil, a dona da casa, de 58 anos, alegou que criava apenas 10 cães e culpou o filho, de 38, que já havia sido preso em 2024 em outro caso de maus-tratos a animais.
Situação crítica
No local foram resgatados 59 cachorros, seis deles em estado grave e que precisaram de atendimento veterinário imediato. Além dos cães, havia hamsters, gerbils, twisters em gaiolas e até galinhas, todos em condições precárias. A situação era tão crítica que, de acordo com os agentes, alguns animais chegaram a se alimentar de outros para sobreviver.
Todos os envolvidos foram levados à Dema e autuados em flagrante por maus-tratos a animais domésticos, silvestres e domesticados, além de crimes ambientais por manter atividade poluidora sem licença.
A operação também contou com o apoio da Polícia Militar, da Vigilância Sanitária e da Limpurb. Outros animais ainda devem ser retirados do local.