facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Agosto de 2025
17 de Agosto de 2025

17 de Agosto de 2025, 13h:59 - A | A

PODERES / CRÍTICA A LULA

Mauro: Brasil não pode se dar ao luxo de achar que não precisa de relação comercial com maior potência do planeta

Lula (PT) tem sido criticado por não ter telefonado para Trump para discutir sobre o tarifaço, como outros líderes mundiais fizeram.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O governador Mauro Mendes (União) criticou a postura do Governo Federal em não estabelecer um canal de diálogo com a diplomacia dos Estados Unidos no caso do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump sobre os produtos de origem brasileira que entram no país norte-americano. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem sido criticado pela oposição por não ter telefonado para Trump para discutir o tema, como outros líderes mundiais fizeram.

“Nós, Brasil, não podemos nos dar a esse luxo de abrir mão desse diálogo e achar que nós não precisamos ter relações comerciais com a maior potência do planeta”, disse o governador.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Citei até um exemplo, o Xi Jinping falou mais de uma dezena de vezes com o Trump no auge de uma crise entre as duas maiores potências”, exemplificou o governador.

Conforme Mauro, a intenção da reunião realizada na semana passada entre os governadores de oposição foi justamente encontrar formas de colaborar para criar um ambiente de diálogo.

“Nós fomos lá para conversar sobre a conjuntura econômica, sobre as consequências do tarifaço e o que nós, estados, podemos fazer, e principalmente, não pressionar o governo, a palavra não é essa, mas cobrar do governo federal que tenha mais disposição, que vá para cima, que se apresente”, explicou.

Comente esta notícia