REPÓRTER MT
Vinte e oito mil estudantes das escolas municipais de Cuiabá, com idades entre 7 e 14 anos, serão submetidos, nos dias 18 e 19 deste mês, a uma avaliação de Língua Portuguesa e Matemática. Trata-se de uma das etapas do programa Giro pela Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação para avançar nas políticas de alfabetização infantil.
Os alunos matriculados no 2º e 5º ano farão avaliações intensivas preparatórias para o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), exame nacional que mede a qualidade da educação no Brasil e será realizado ainda neste segundo semestre. Já os estudantes do 3º, 4º e 9º ano farão avaliações de mensuração.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As provas ocorrerão simultaneamente nas 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica), nos períodos das 7h às 11h e das 13h às 17h. Serão duas horas destinadas à avaliação de Língua Portuguesa e outras duas horas à de Matemática. Neste mesmo período, cada aluno também deverá responder a seis questões dissertativas: três relacionadas a Português e três a Matemática.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, orienta que as famílias se atentem às datas para evitar que os alunos faltem, já que as avaliações são consideradas de extrema importância para o desenvolvimento escolar. “É muito importante que a comunidade escolar participe, que os pais ajudem, levem as crianças às escolas e não deixem faltar. Essas avaliações são feitas para medir o conhecimento e auxiliar cada criança nas etapas de aprendizagem”, ressaltou.
A professora Thatiany Soares Correa, mentora do programa Giro pela Aprendizagem e ponto focal, também destaca a importância da participação dos pais em garantir a presença dos filhos nos dias de avaliação.
“Contamos que todos participem deste momento e que não sejam registradas faltas. Isso porque, a partir dos resultados, vamos verificar a aprendizagem das nossas crianças e, assim, identificar o que pode ser aperfeiçoado”, afirmou.
Entenda
Mensuração na educação é o processo de avaliar e quantificar o conhecimento, as habilidades e as atitudes dos alunos, bem como a qualidade do ensino e do sistema educacional como um todo, usando instrumentos como testes, provas e indicadores. É um componente fundamental da avaliação educacional, servindo para diagnosticar o aprendizado, fornecer feedback, traçar metas de qualidade e orientar políticas públicas educacionais, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A avaliação intensiva na educação básica é um conjunto de provas externas em larga escala que aplicam testes de Língua Portuguesa e Matemática, juntamente com questionários socioeconômicos. O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação, identificar lacunas de aprendizagem e desigualdades, além de subsidiar a formulação de políticas públicas eficazes para o aprimoramento do sistema educacional.