DO REPÓRTERMT
A Prefeitura de Cuiabá iniciou, nesse sábado (16), a atualização do cadastro socioeconômico das famílias que vivem na região conhecida como Contorno Leste. A ação mobilizou 70 servidores das secretarias municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, e de Habitação e Regularização Fundiária.
A Polícia Militar acompanhou os trabalhos. O levantamento servirá de base para a inclusão dos moradores em projetos da prefeitura, programas sociais e outros benefícios.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Antes de sair a campo, os servidores se concentraram às 8h no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Doutor Fábio II, onde se alimentaram, receberam orientações e tiraram dúvidas.
A área do Contorno foi dividida em quadras para facilitar o trabalho das equipes. Somente o trecho delimitado para este sábado concentra cerca de 500 famílias. “Viemos conhecer os moradores e registrar informações detalhadas sobre cada residência e núcleo familiar, a fim de formar um cadastro completo”, explicou a secretária de Habitação, Michelle Almeida Dreher Alves.
Já a secretária de Assistência Social, Hélida Vilela de Oliveira, reforçou que a atualização cadastral vai permitir maior acesso a direitos básicos. “Nosso objetivo é garantir que cada família tenha seus dados atualizados para podermos ofertar corretamente programas sociais do município, do Estado e também do Governo Federal. Muitas dessas famílias ainda não recebem benefícios como o Bolsa Família, a tarifa social de energia ou serviços do Cadastro Único. Queremos identificar essas situações e ampliar a rede de proteção social”, disse.
Hélida ressaltou ainda que a ação demonstra o compromisso da gestão municipal. “É um trabalho que fortalece a inclusão, a dignidade e a cidadania das famílias cuiabanas”, afirmou.
A força-tarefa aplicou um formulário desenvolvido em conjunto pelas duas secretarias municipais. A medida busca atualizar o levantamento feito anteriormente pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) e alinhá-lo aos programas e projetos da prefeitura.
No dia 30 de junho, o prefeito Abílio Brunini se reuniu na Praça Alencastro com moradores do Contorno Leste para ouvir as demandas das famílias que ocupam a área desde 2020. Embora não seja o responsável direto pela definição do futuro da comunidade, ele afirmou que a prefeitura oferecerá apoio por meio de todos os benefícios disponíveis na administração municipal.