facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Novembro de 2025
13 de Novembro de 2025

26 de Outubro de 2017, 08h:33 - A | A

PODERES / EL PAÍS II

Escândalo dos grampos repercute do mundo por jornal espanhol

Se há algo em que o Mato Grosso se parece cada vez mais com o Brasil é na quantidade de escândalos de corrupção, diz jornal

DA REDAÇÃO



O jornal espanhol El País continua com uma série de reportagens mostrando os escândalos de Mato Grosso. O destaque dessa vez fica por conta do ex-governador Silval Barbosa e do ex-presidente da Assembleie Legislativa, José Geraldo Riva.

"Antes do atual governador, Pedro Taques (PSDB), estar no centro da turbulência, passaram por ele (e talvez ainda estejam nele), o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Geraldo Riva (ex- PP e PSD) que está na cena política do Mato Grosso desde os anos 90, e Silval Barbosa (PMDB), que governou o Estado entre 2010 e 2014. Ambos foram umbilicalmente ligados. Agora, tentam se livrar das diversas acusações que pesam contra eles, inclusive com ataques mútuos".

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Se há algo em que o Mato Grosso se parece cada vez mais com o Brasil é na quantidade de escândalos de corrupção. Deputados filmados carregando dinheiro de propina. Governadores investigados por esquemas de distribuição de recursos ilícitos. Conselheiros de Tribunal de Contas afastados judicialmente. Uma gama de irregularidades que acaba transformando o ainda próspero Estado em um retrato do país”, diz trecho da matéria assinada por Afonso Benites. 

A reportagem traz uma análise de Alfredo da Mota Menezes, professor aposentado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que garante que os seguidos escândalos de corrupção no estado ocorreram por falta de controle e que grupo do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) se aproveitou desse momento.

Clique aqui e confira a reportagem

Comente esta notícia