facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Setembro de 2025
15 de Setembro de 2025

26 de Janeiro de 2017, 19h:58 - A | A

PODERES / SEM 'BOQUINHA'

Emanuel exonera parentes de secretários e evita nepotismo na Prefeitura

Se as nomeações fossem mantidas, Emanuel poderia ser enquadrado em uso da máquina pública para favorecer parentes direta ou indiretamente

FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), exonerou dois sobrinhos da secretária de Educação do Município, Mabel Strobel, três dias após nomeá-los na Secretaria de Ordem Pública temendo que o caso pudesse causar problemas de nepotismo em sua gestão.

Ele exonerou também um sobrinho do coronel da reserva da Polícia Militar, Leovaldo Sales, secretário da Ordem Pública.   

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os sobrinhos de Mabel são Felipe Strobel de Farias, que ocuparia a função de coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação, e Kalyna Strobel de Farias na vaga de assistente. As exonerações estão publicadas no Diário de Contas do Estado que circula nesta quinta-feira (26).

Já o sobrinho do coronel é Leonei Sales Pereira, que conforme o Diário de Contas, iria atuar como assessor de gabinete do tio.

Caso mantivesse como servidores os parentes dos secretários e fosse constatado o nepotismo, Emanuel poderia ser acusado de fazer uso da máquina pública para favorecer parentes direta ou indiretamente, às custas dos cofres públicos.

Para contornar o problema, assim que foram nomeados os secretários e as equipes foram fechadas, o prefeito enviou um ofício, pedido informações sobre parentes de até terceiro grau trabalhando na Prefeitura. Foi estipulado um prazo de 48 horas para os secretários esse manifestarem.

Leia mais

Emanuel Pinheiro nomeia 209 assessores e 10 secretários-adjuntos

Prefeito nomeia 174 servidores; 'conhecidos' e processados estão na lista

Advogado diz que 'ex-motorista' virou secretário de Cultura

Comente esta notícia