facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

08 de Junho de 2022, 12h:21 - A | A

PODERES / 11 VOTOS A 8

Deputados apoiam Governo e arquivam projeto que pretendia pagar RGA 2018

Para o governador Mauro Mendes, a proposta teve objetivos eleitoreiros

EUZIANY TEODORO
DAFFINY DELGADO



A maioria dos deputados da Assembleia Legislativa apoiou posicionamento do governador Mauro Mendes (União Brasil) e arquivou, nesta quarta-feira (8), Projeto de Decreto Legislativo que previa o pagamento de 4,19% de Reajuste Geral Anual (RGA), referente ao ano de 2018, para os servidores estaduais. Foram 11 votos a favor do arquivamento e 8 contra.

A proposta era polêmica e, para o Governo do Estado, sequer deveria ser discutida pela Assembleia. Acórdão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu o pagamento do RGA, devido à incapacidade financeira do Estado em 2019 e porque o índice de 4,19% era superior à inflação daquele ano.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No entanto, sindicatos estaduais exigem o pagamento, que foi aprovado na Lei Orçamentária Anual, e procuraram a Assembleia Legislativa.

Os parlamentares votaram e aprovaram o parecer da Comissão de Trabalho e Administração Pública, que pediu o arquivamento da proposta, por ser inconstitucional. De acordo com a Comissão, apenas o Executivo pode enviar projeto sobre pagamento de RGA.

Mauro Mendes já havia afirmado que o legislativo não pode mudar a decisão do TCE. "Um Projeto de Decreto Legislativo só pode ser usado quando há flagrante ilegalidade por parte do poder público, o que não aconteceu", disse.

Leia maisAssembleia decide votar PDL do RGA de 2018 e Mauro detona

Para o governador, a proposta era eleitoreira.

“Alguns querem ganhar com isso. Em momentos eleitorais isso acontece e é lamentável, produz resultados inconsistentes e insólitos de médio e longo prazo", completou, na semana passada.

 

Comente esta notícia