THIAGO NOVAES
DO REPÓRTER MT
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu nesta segunda-feira (18) a importância de retomar o respeito entre os brasileiros, independentemente de divergências políticas. O ministro afirmou que o país precisa recuperar a civilidade no debate público, e reforçou que “ninguém tem o monopólio do amor ao Brasil”.
A declaração foi feita durante o lançamento do projeto "Diálogos com as Juventudes", na Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller, em Cuiabá.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Ninguém, absolutamente ninguém, tem o monopólio da verdade, da virtude ou do amor ao brasil. Portanto, quando a gente tem um ponto de vista e alguém tem um ponto de vista diferente, a gente coloca os argumentos na mesa e ouve os argumentos dos outros, porque quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, é meu parceiro na construção de uma sociedade aberta e democrática”, afirmou o ministro.
Barroso também destacou que a “polarização” política que tomou conta do país nos últimos anos não é um problema. Para ele, o verdadeiro problema é a intolerância e incapacidade de aceitar visões de mundo diferentes.
“O mundo tem dado muitos exemplos negativos, não do que se chama polarização, porque sempre vai haver maneiras de ver a vida. O problema não é a polarização no sentido de visões diferentes. O problema é a intolerância é a incapacidade de aceitar o outro e imaginar que quem pensa diferente tem todo o direito e não é um mal intencionado a serviço de alguma causa escusa. Isso é uma democracia. Cada um exerce a sua liberdade com respeito e consideração pelos outros”, finalizou.
Veja vídeo:
Eduardo S. 18/08/2025
Imagina só o exemplo negativo que o STF vem dando a tempos, desde 2010 até os tempos de hoje, so presepada e deixando o país em uma insegurança juridica sem precedentes++++
fabio 18/08/2025
recuperar a civilidade com perdeu mané ? derrotamos o bolsonarismo ! jantar com advogado de defesa.....já sei ele está fazendo um espetáculo stand up comedy né!?
2 comentários