facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Setembro de 2025
04 de Setembro de 2025

10 de Abril de 2024, 15h:00 - A | A

PODERES / EFEITO ELON MUSK

Analista: O poder subiu na cabeça de Alexandre de Moraes e o desgaste dele já é visível

Onofre Ribeiro acredita que ministro começa a se isolar dentro da corte em razão do seu "ativismo protagonístico".

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Para o analista político Onofre Ribeiro, a atitude do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de incluir Elon Musk no inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento, pelo fato de o empresário ameaçar não cumprir decisões que ele considera ilegais, só mostrou para o mundo que o Brasil é um país onde existe censura.

Musk é o homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada em 195 bilhões de dólares. Ele é o proprietário da empresa de transporte espacial SpaceX, da fabricante de automóveis elétricos Tesla e da rede social X (antigo Twitter). No fim de semana, Musk fez uma série de publicações acusando Alexandre de Moraes de agir fora da lei e impor censura no Brasil, obrigando a plataforma a eliminar conteúdo de usuários e esconder que isso era feito a mando do Moraes.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

LEIA MAIS - Musk diz que não cumpre ordens de Moraes e antigo X pode sair do Brasil

Já está muito visível o desgaste do Alexandre de Moraes. Aqui e ali estão aparecendo críticas fortes, muito fortes e ele não percebeu, mas o Supremo como instituição percebeu

“A gente sabia que, mais hora, menos hora, ele ia começar a se defrontar com a realidade. Começou. Se você olhar nas últimas semanas, já está muito visível o desgaste do Alexandre de Moraes. Aqui e ali estão aparecendo críticas fortes, muito fortes e ele não percebeu, mas o Supremo como instituição percebeu, tanto é que os outros dez ministros estão todos calados e ele continua na frente como o remador da comitiva da vitória, mas isso faz com que o poder suba a cabeça e não perceba-se a realidade que está ao redor”, disse o analista.

Para Onofre Ribeiro, a postura de Alexandre de Moraes com relação às acusações de Elon Musk só fez parecer para quem olha de fora do Brasil que no país impera a censura.

LEIA MAIS - Moraes inclui Musk em inquérito das milícias digitais e abre nova investigação sobre obstrução

“Ele só faltou mandar prender o cara lá fora, tomar o passaporte dele, essas coisas bobas assim. No mais, ele fez tudo. E aí, como consequência, o Elon Musk trouxe claramente a censura que existe no Brasil. Com que autoridade? Autoridade de quem tem uma rede social poderosíssima e que recebeu uma quantidade de mais de centena de pedidos de cancelamento de contas, diretamente do Alexandre de Moraes”, continuou o analista.

Os acontecimentos do fim de semana, quando foram publicadas as acusações de Elon Musk e, posteriormente, ele foi incluído no inquérito das milícias digitais, relatada por Alexandre de Moraes no Supremo, segundo Onofre, fizeram com que as pessoas se dessem conta do que estava acontecendo e perdessem o medo de questionar as decisões do ministro.

LEIA MAIS - Dono do X chama ministro de traidor do povo e defende impeachment

“Nós estamos submetidos pelo poder excessivo que o Supremo Tribunal Federal acumula e cujo representante na linha de ponta, como operador de censura, é o Alexandre de Moraes. Ele está agora como naquela história do rei que está nu, ele está nu. A pergunta é: ele percebe? Penso que não”, avalia Onofre.

Toda essa crise, na visão de Onofre, só aumenta a pressão no próprio Supremo Tribunal Federal e no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O Brasil é um país da censura sob o controle da esquerda”, defende Onofre.

LEIA MAIS - Musk chama Moraes de ditador brutal que botou Lula na coleira

“Até então nós tínhamos duas caras, a do Lula, presidente eleito, e a outra do Alexandre Moraes, como operador de militância judicial. Agora os dois estão expostos, e o Brasil está exposto diante do mundo, ridicularizado como um país de censura, mesmo que a Constituição diga que não”, acrescenta.

Onofre chamou a atenção para o fato de outros ministros terem desaparecido diante do protagonismo de Alexandre de Moraes. Isso, para o analista, seria em decorrência de um ambiente cada vez menos amistoso para os membros da Suprema Corte.

“A briga é muito maior do que está parecendo no primeiro momento. Isso vai desdobrar muito”, conclui.

Comente esta notícia

Pacu do Porto 11/04/2024

PARABENS ONOFRE

positivo
0
negativo
0

arabe 11/04/2024

Belo artigo do senhor Onofre,como sempre sabe articular bem as palavras ,imparcial . mostra claramente as atitudes do nobre ministro.

positivo
0
negativo
0

Papo reto 10/04/2024

Esse senhor viaja na maionese

positivo
0
negativo
0

3 comentários