VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT
Após dizer durante entrevista que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é uma "bosta", o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou atrás e disse que ama a instituição. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, ele reconheceu que errou ao usar a expressão.
“Não devo chamar uma universidade ou qualquer outra instituição de bosta. Não é a palavra certa para isso”, disse Abilio.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Na publicação, ele destacou que, enquanto deputado federal, enviou recursos para a UFMT por meio de emendas e que fez isso porque ama a instituição.
“Eu amo a Universidade Federal. Se eu não gostasse dela, não tinha mandado emendas para a Universidade Federal e boa parte das minhas emendas como deputado federal. Eu mandei em dois anos seguidos. Eu estive dois anos na Câmara Federal e os dois anos eu mandei emenda para a UFMT”, ressaltou o prefeito.
LEIA MAIS: Abilio: Só Mais abastados conseguem entrar na faculdade pública
Como justificativa para o ataque à universidade, o prefeito disse que estava chateado com casos de assédio, tráfico de drogas, assaltos e furtos que ele afirma ocorrer dentro da instituição.
Ele criticou ainda um “excesso de militância da esquerda” no local e citou um caso recente de assassinato contra uma mulher.
“Eu estava muito chateado no momento daquela entrevista, por causa da militância que se faz dentro da própria instituição. Há poucos dias atrás morreu uma mulher assassinada dentro da Universidade Federal. Eu não vi a universidade fazer um ato de apoio ou mobilização em defesa ou em busca de mais segurança. Eu não vi esses militantes todos irem para a rua e falar: "Precisamos de mais segurança na Universidade Federal". Tá tendo muito furto, muito assalto, muitos problemas, muita droga, muita militância política identitária da esquerda dentro da Universidade Federal”, destacou.
Abilio destacou também que não quer que as emendas que ele destinou para a UFMT sejam usadas para alimentar a militância, mas sim para melhorar o sistema educacional e a infraestrutura.
“Não posso concordar que o meu dinheiro que, dinheiro do povo, no caso, as minhas emendas parlamentares que foram direcionadas à UFMT, sejam usadas para alimentar para esse processo. Eu quero que as emendas parlamentares que eu mandei sejam usadas para melhorar o sistema educacional, melhorar a infraestrutura, melhorar todas as condições daquela universidade que eu amo”, afirmou.
No vídeo, ele também criticou uma fala da reitora da UFMT Marluce Aparecida, que teria dito em uma entrevista que iria ensinar enfrentar a extrema direita dentro da universidade.
“Eu tenho um ótimo relacionamento com ela, mas ela foi, aí deu uma entrevista falando que a reitora vai ensinar ou fala como enfrentar a extrema direita dentro da Universidade Federal. Não cabe a reitora fazer esse papel, assim como não cabe a mim, na condição de prefeito, ofender a Universidade Federal ”, declarou.
Em reação à declaração de Abílio, em outra entrevista, Marluce se disse suspresa com os ataques de Abilio contra a UFMT, pois ela afirma que o prefeito é um parceiro da instituição, bem como dos Hospitais Universitário e Veterinário.
Veja a publicação:
Plinio 25/08/2025
Realmente Abílio foi infeliz, chamar de bosta é pouco!!! Antro de petista, é uma latrina cheia !!
LUZIA A PALARO 25/08/2025
Já ouviu o ditado, que diz que quando se fala uma besteira e se tenta remendar a coisa fica pior? Pois é! Foi isso que aconteceu. O \"bosta\" da história é você , que na tentativa de defesa, faz acusações infundadas e mentirisas. É o típico bolsonarista, que passou por una lavagem cerebral ou, pior ainda, é da mesma laia do seu mito. Só falta publicar que Bolsonaro é inocente. Cria vergonha na cara! Faça um curcinho e tenta ser aprovado na UFMT. Assim, além de conhecer o potencial e seriedade desta Instituição, você poderá aprender o significado de respeito e bom senso.
Átila dos Passos Calonga 25/08/2025
Acredito na sinceridade da fala dele. Me convenceu e me comoveu. Isto é humidade e amadurecimento! Desculpa aceita Prefeito.
Boanerges 25/08/2025
A UFMT está \"impestiada\" de PETISTAS.. portanto, o Abílio está certo...
Maria INÊS DA Silva 25/08/2025
Então sua intenção destinando emenda à UFMT seria comprar a instituição pra apoiar essa corjas bolsonarista desmiolado?
Wolf 25/08/2025
É lamentável a postura do Abilio diante das mais adversas situações. Ele outrora um crítico ferrenho de gestores passados agora que virou prefeito naoctem a menor ideia do que fazer com o cargo. Uma coisa é lacrar nas redes outra coisa é ter que trabalhar é estar a frente de uma prefeitura tão importante como a de Cuiabá. Como deputado teve um mandato insignificante, confesso que esperava ver mais dele como prefeito, Infelizmente ele não tem a postura que a liturgia do cargo exige.
Benedito da costa 25/08/2025
Resumindo: quem fala o que quer, ouve o que não quer
Elton 25/08/2025
Abilio foi completamente infeliz em sua fala contra a Universidade , em contrapartida, lá se fala muito de preconceito e é onde mais existe. Estudantes, professores, muitos militantes de esquerda, completamente preconceituosos contra quem eles acham que pensam diferente deles. Aí de quem discordar de qualquer ponto deles ...
Elizabeth 25/08/2025
Eu fui pesquisar se o abilio mandou verba para faculdade e nao vi nao. E no tempo seu ex presidente e breve presidiário ele fez foi cortar as verbas para faculdade.engracado quem mais passa para estudar na faculdade são os ricos que estuda em faculdade particulares e consegue que as provas são super difícil. Depois que veio o Enem muitos alunos pobres conseguiram mais com muito esforço e cursinho e lá nao tem partidário . Acho que abilio deveria cuidar das hospitais e da cidade e parar de ficar nas redes sociais
WILMAR LUCIANO DA SILVA 25/08/2025
Esse prefeito Abismo Brunini, acha que o povo é besta. O ídolo dele o Fossanaro, faz as mesmas coisas e depois vem pedir perdão. Toma vergonha na sua cara prefeito Abismo. Seja homem e assuma seus atos.
anny Silva 25/08/2025
Essa ufmt já virou foi uma patifaria total, essa é a vdd
Danilo Grangeiro 25/08/2025
- Desculpa aí, estava doidão!!! Bem previsível esta cena. Trata-se do modus operandi dessa turma. Não compreende a dimensão histórica da UFMT e sua contribuição para o desenvolvimento de MT. A UFMT reconhecida pelo respeito a pluralidadede de ideia e suas ideologias. Gostam de rotular e generalizar como de orientação política de esquerda, mas acabam esquecendo que dos 40 cursos de graduação oferecidos pela instituição, da para contar em uma mão os curso que há um predomínio de ideias ditas de esquerda. Portanto, este comportamento faz parte de uma agenda neoliberal vigente desde a década de 90, que se agravou com a institucionalização da política do \"Teto de Gastos\" (Governo Temer) com ataques aos serviços públicos. A finalidade é clara, depreciação destes servicos e prejudica-lo perante a opinião pública, com apoio das mídias corporativas, para justificar a sua privatização. É pra caba o comportamento deste sujeito e da sua turba.
Lene 25/08/2025
O PREFEITO ERROU EM USAR O ADJETIVO. MAS NÃO DA O DIREITO DAS UNIVERSIDA FAZER MILITANCIA ESQUERDISTA, E ISSO JA VEM ACONTECENDO A TEMPOS EM.TODAS AS UNIVERSIDADES DO BRASIL, E QD ACONTECE NINGUÉM PRINCIPALMENTE NINGUEM FALA NADA. PRINCIPALMENTE AS MIDAS SOCIAIS. TODOS SABEM QUE POR LEI, NAO SE FAZ POLÍTICA DENTRO DE REPARTIÇÕES PÚBLICAS. E UNIVERSIDADE SEMPRE FAZ E QUEM SE LEVANTA CONTRA SEMPRE E RECHAÇADO PELOS MILITANTES DE ESQUERDA. Se alguém fala qualquer coisa contra esse povo que se diz de esquerda vira um terror nas redes sociais.. A reitora fala em uma intrevista que vai ensinar esse povo de extrema direita?há ninguém fala nada! É isso mesmo? Nesse caso se um aluno não for de esquerda ele vai ter consequências dentro da universidade? Ele devia cuidar dos assédios dentro da universidade.
Carlos 25/08/2025
Eu não pediria desculpas nunca a está \'teitora\' esquerdista e a ninguém deste antro de pulgas esquerdista que estão acabando com a instituição....entrar na UFMT é o mesmo q em um chiqueiro...mas como o Abílio é o prefeito e a imprensa maldita os das Trevas iram malhar,fazer o que neh...
Gilston 25/08/2025
Este cara vai continuar com está arrogância e depois vem e pede desculpas e o povo esquece.
KLEYDE PEREIRA DE MAGALHAES 25/08/2025
Parceiro como esse até o diabo corre. Ele tem que trabalhar pela cidade, para os eleitores dele. Tem obrigação. Quer estar no poder para fazer mimimi.
Pensador 24/08/2025
Há um provérbio popular que diz: Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Pegarei a segunda “coisa” para te lembrar que por mais que vc peça perdão, o que disse já está registrado nos memoriais da população. Mas outra vc costumeiramente demonstra ser da iguala de Bolsonaro, Malafaia e cia Ltda. O que cabe outro dito popular “pau que nasce torto, sempre morre torto”. Vc é o político tik tok, ganhou as eleições com seus pseudos videos, que enganam crentes e gente sem instrução.
Jesus Picanço 24/08/2025
NÃO PRECISO GASTAR LETRAS. SÓ PODIA SER PL BOLSONARISTA. OFENDEM E DEPOIS PEDEM DESCULPAS. É O DNA DE TODOS ELES. VEJAM O VALENTÃO MALA FAIA GROSSO SÓ NA INTERNET. NA PF FICOU CALADINHO. VEJA O ZÉ TROVÃO. Jesus Picanço Santa Catarina
João 24/08/2025
O prefeito \"Abismo\" é um mentiroso contumaz. Além disso é um analfafuncional de carteirinha. O estado de mt tá repleto de neonazzi em todas as esferas da política. O futuro é sombrio. Sentirão falta da antes invejada natureza. Mas é merecido já que a população encolheu até um garimpeiro pra ser governador.
Eduardo 24/08/2025
Esse todos conhecem, só abre a boca pra falar besteiras e ofender as pessoas.
20 comentários