TITA MARA TEIXEIRA
DA REDAÇÃO
O andamento das obras na Trincheira do Zero KM e a implantação do VLT em Várzea Grande transcorrem dentro da normalidade e sem previsão de atraso, segundo avaliação da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes da Assembleia Legislativa. Os deputados participaram de uma vistoria realizada nesta terça-feira (29).
A comitiva avaliou que 40% das obras do VLT já estão prontas, e a previsão de entrega é para março de 2014. Contudo, a maior preocupação é a construção da subestação de energia, que deve ser feita pela Cemat para o abastecimento do VLT.
As obras que estão atrasadas na Grande Cuiabá são as ampliações das Subestações de Distribuição do CPA, em Cuiabá, e de Várzea Grande e a construção de linhas de distribuição em Alta Tensão na Nova Várzea Grande, em Várzea Grande, e em Média Tensão, entre o bairro Cidade Alta e a Arena Pantanal.
O objetivo da vistoria é verificar se a execução dos serviços está dentro do cronograma estabelecido. A comissão é composta pelos deputados Nininho (PR), Pedro Satélite (PSD) e Zeca Viana (PDT) e conta com a participação de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MT), além dos representantes da Secopa.
De acordo com o engenheiro da Secopa, André Luiz Correa Gomes, a avaliação foi positiva e as obras estão em ritmo acelerado. “Foram vistoriadas todas as obras do entorno do Trincheira em frente ao Aeroporto, e no Centro de Manutenção do VLT, e em todos os pontos a avaliação é positiva. Agora aguardamos o envio do Projeto de abastecimento de energia do VLT conforme a demanda da Secopa’’.
Ainda conforme a avaliação da comitiva, a previsão é que após a pavimentação no entorno da trincheira, as obras sejam finalizadas dentro de 60 dias. Esta é a quinta visita realizada pela comissão, que já vistoriou as trincheiras Jurumirim-Trabalhadores, Ciríaco Cândia, Verdão, Santa Rosa, Complexo Tijucal, duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima e Arena Pantanal.
A próxima vistoria da comitiva será realizada nesta terça-feira (5), nas obras do viaduto da UFMT da trincheira na MT- 040.