facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

21 de Dezembro de 2018, 22h:15 - A | A

GERAL / ESTADO JÁ PERDEU R$ 2 MILHÕES

Falha na Sefaz deixa caminhões com madeira travados em MT; Sistema não emite nota fiscal

O Governo está sendo irresponsável e desrespeitoso com quem trabalha e recolhe imposto”, diz vice-presidente do simdicato dos madeireiros

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



Um problema no sistema de emissão de notas fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) já fez com que o Estado deixasse de arrecadar mais de R$ 2 milhões com o setor de transporte madeireiro nessa semana. A informação foi confirmada ao pelo vice-presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte-MT), Frank Rogieri de Souza. 

Segundo sindicalista, na região de Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá), 50 carretas carregadas de madeiras estão impedidas de sair do Estado desde quinta-feira (20) devido à falta de emissão das notas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Destacou que esse tipo de problema é histórico na Sefaz e que órgão dá poucos esclarecimentos sobre a situação. “Infelizmente a Sefaz não sabe falar ou não quer falar. Você liga na Ouvidoria do órgão e ninguém te dá previsão de nada”, afirma Frank.

Além dos prejuízos financeiros, tanto para o Estado quanto para as empresas, o vice-presidente do Simenorte destaca que a falta da emissão afeta a vida de muitos caminhoneiros que estão “presos” no Estado e correm o risco de passar o Natal longe da família.

“O trabalhador está aqui desde ontem e nós não temos condições de falar quando ele vai sair com a carga”, lamenta. 

“As carretas que estão paradas aqui são responsáveis por levar madeira para diferentes regiões do país. Os caminhoneiros carregaram o produto e na hora de emitir a nota fiscal não conseguiram. O prejuízo é muito grande para o setor de transporte, de base florestal e para o Estado de Mato Grosso, que poderia estar com esse dinheiro na conta para poder ajudar a pagar o 13° salário do funcionalismo público, que está sem receber”, criticou o sindicalista ao acrescentar que “O Governo está sendo irresponsável e desrespeitoso com quem trabalha e recolhe imposto”.

Outro lado 

A reportagem entrou em contato com assessoria de imprensa da Sefaz, mas a pasta não retornou a ligação para comentar o assunto até a publicação da reportagem.

Comente esta notícia

MOTORISTA 22/12/2018

Tem centenas de motoristas parado sem poder seguir viagem pois o Sistema da Sema e da Sefaz está fora do ar desde quinta feira a tarde (20/12), assim as empresas não podem emitir as notas e as guias florestais, muitos deles precisam percorrer até 3.000 km para chegar em suas casas, por favor senhores Governantes do Mato Grosso, estamos presos aqui sem poder ir embora.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1