LUANA TAKAHASHI, EDUARDA ESTEVES E GIO MENDES
DO UOL
Um acidente com um ônibus de turismo deixou 17 mortos e outros feridos na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco, na noite de ontem.
O que aconteceu
O ônibus transportava cerca de 40 passageiros que haviam saído de Brumado (BA) para fazer compras em Santa Cruz do Capibaribe (PE). O acidente aconteceu por volta das 19h30 no trecho do distrito de Serra dos Ventos quando retornavam do passeio.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
15 mortes foram confirmadas no local, sendo de 11 mulheres e quatro homens. Na tarde deste sábado (18), as autoridades confirmaram mais duas mortes, chegando a 17 óbitos. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Pernambuco, alguns passageiros foram arremessados do ônibus, o que indica que poderiam estar sem o cinto de segurança no momento do ocorrido.
Dez corpos já foram identificados. A informação foi repassada em coletiva de imprensa na tarde deste sábado.
Corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal de Pernambuco. Dos 17, nove estão com perícias concluídas e as autoridades esperam identificação para liberação às famílias. De acordo com a SDS (Secretaria de Defesa Social), quatro vítimas são de Minas Gerais e 13 da Bahia e, por causa disso, a identificação será feita por meio de fichas papiloscópicas, que serão enviadas pelos institutos desses estados.
Vítimas foram levadas inicialmente ao Hospital Municipal em Saloá. Dezoito feridos foram encaminhados ao local e um chegou morto. Por causa da gravidade do caso, eles foram posteriormente encaminhados ao Hospital Dom Moura, em Garanhuns, onde mais um passageiro morreu.
Cinco passageiros já receberam alta até o início da tarde de hoje. Outros seis estão com escoriações que não representam risco à vida, seis continuam internados na UTI e dois deles já estão com previsão de transferência para enfermaria. Uma pessoa continua em estado grave na UTI.
As autoridades afirmam que há três listas de passageiros diferentes e nenhuma bate com as demais. Portanto, nenhuma dessas ainda está confirmada pela Polícia Civil e há a suspeita de que o coletivo levava mais passageiros do que se consta, possivelmente por pessoas que pegaram "carona" no coletivo, de acordo com a PRF.
Motorista foi encaminhado ao hospital e de lá prestou depoimento na Polícia Civil. Além do condutor, outras pessoas também foram ouvidas pelas autoridades.
O motorista Devanir Rodrigues, que teve ferimentos leves, teria perdido o controle da direção. O homem entrou na contramão e atingiu algumas rochas às margens da rodovia. Em seguida, ele conseguiu voltar para o sentido correto, mas colidiu em um barranco de areia e tombou. A PRF afirma que o trecho da via onde aconteceu o acidente não tem muita sinalização, é sinuoso e requer atenção de quem está na condução.
Devanir contou estar muito abalado e pretende abandonar o trabalho. "Fico muito triste, nunca passei por isso, é muita tristeza, vou abandonar o serviço, parei. Depois desse constrangimento, não quero mais", falou a um jornal local, TV LW.
"O ônibus vinha em uma velocidade normal, tranquilo, com freios bons, tudo bom. Aí do nada, quando comecei a descer a descida, ele perdeu o freio, não sei se estourou uma mangueira, o que que foi", disse Devanir Rodrigues, motorista do ônibus.
Teste de bafômetro deu negativo
Ele realizou teste de bafômetro, que deu negativo. O condutor foi encaminhado para atendimento em uma unidade de saúde e depois levado à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns para prestar esclarecimentos. A causa do acidente ainda será investigada.
A Polícia Civil de registrou a ocorrência como acidente de trânsito com vítimas fatais. Um inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos.
Rodovia ficou totalmente interditada por quase 9 horas. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e IML estiveram no local e a BR-423 pôde ser liberada por volta das 4h.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), prestou solidariedade às vítimas e afirmou que irá auxiliar o governo de Pernambuco. "Estamos acompanhando de perto a situação e prontos para oferecer apoio", disse o governador no X.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), disse que também está acompanhando o caso. "O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o tombamento de um ônibus na Serra dos Ventos, em Saloá. As equipes estão trabalhando para atender todos os que precisarem de socorro", disse Raquel no X.
Veja vídeo: