DO REPÓRTER MT
Lideranças políticas e empresariais, autoridades diplomáticas e representantes da comunidade italiana em Mato Grosso lotaram o evento que marcou oficialmente o início das atividades do Circolo Italiano di Cuiabá.
“O Circolo não é apenas um espaço de convivência cultural de descendentes italianos, é um elo de integração e fortalecimento da rede de relações internacionais que engloba, inclusive, o intercâmbio acadêmico e social entre nossos países”, destacou o presidente do Circolo e anfitrião da noite, MarcusCrepaldi.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo ele, o objetivo principal do evento é reforçar o papel da entidade como ponte entre os cidadãos ítalo-brasileiros do estado e as instituições diplomáticas, como Embaixada e Consulado.
O Brasil é considerado a maior comunidade italiana fora da Itália, com aproximadamente 30 milhões de cidadãos com raízes naquele país. Em Mato Grosso, eles ajudaram a construir e desenvolver cidades como Cuiabá, Rondonópolis e Campo Verde.
Segundo dados do Consulado Italiano, o estado conta com mais de cinco mil cidadãos italianos reconhecidos atualmente. “Hoje temos emissão de passaportes italianos de forma constante aqui mesmo em Cuiabá, com datas fixas para a realização dos serviços. Os cidadãos podem se programar e não precisam mais se deslocar até São Paulo”, explicou a vice-cônsul honorária da Itália em Mato Grosso, Marli Deon Sette, destacando a economia de tempo e de recursos.
A melhoria da oferta de serviços consulares foi um dos temas abordados pelo cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, que também prestigiou o evento. “Temos três prioridades: entregar serviços de qualidade aos ítalo-descendentes, ajudar a difundir a nossa cultura e incentivar os negócios entre os dois países”, pontuou Fornara.
O cônsul citou, inclusive, a abertura de um escritório da Câmara Italiana de Comércio em Mato Grosso, novidade que foi confirmada na sequencia durante o discurso do vice-presidente da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, Fabio Ôngaro. “Estive em Cuiabá há três anos e hoje retorno com a notícia de que Mato Grosso terá uma sede física com apoio do delegado André Schelini e do conselheiro Jandir Milan”.
Todo o trabalho de expansão e fortalecimento das relações internacionais é acompanhado pelo Embaixador Alessandro Cortese desde 2023, quando assumiu o posto no Brasil. “Fico orgulhoso, como embaixador e como italiano, de ver uma comunidade tão vibrante, que contribui em várias áreas: economia, cultura, política. Temos que manter tudo isso e fazer crescer”, afirmou o embaixador, que também agradeceu a recepção que teve do prefeito Abílio Brunini, que é associado ao Circolo Italiano di Cuiabá e integrou o dispositivo de honra da cerimônia.
Na oportunidade, a primeira-dama da capital, vereadora Samanta Íris, fez a entrega de moções de aplauso em nome da Câmara Municipal de Cuiabá à personalidades que contribuem, de alguma forma, para apoiar a comunidade italiana.
São eles: Jandir Milan – conselheiro da Câmara de Comércio Italiana; André Schelini – delegado da Câmara de Comércio Italiana em Mato Grosso; Marli Deon Sette – vice cônsul honorária em Mato Grosso; Domênico Fornara – Consul Geral da Itália em São Paulo e Alessandro Cortese – Embaixador da Itália no Brasil.
CIRCOLO ITALIANO DI CUIABÁ - Para ser um associado basta acessar o Instagram @circoloitalianodicuiaba e preencher o formulário disponível na bio do perfil. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (65) 99974-4781.