facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Julho de 2025
15 de Julho de 2025

09 de Junho de 2025, 15h:37 - A | A

PODERES / MIGUÉ DE SEGUNDA-FEIRA

Abilio quer proibir médicos de darem atestado para pacientes de baixa urgência nas UPAs

Conforme o prefeito, a medida é válida especialmente nos primeiros dias da semana, nos quais funcionários usam o documento para faltar o trabalho.

FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT



Pacientes classificados com baixa urgência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá devem deixar de receber atestados médicos, de acordo com a proposta do prefeito Abilio Brunini (PL).

Conforme Abilio, a medida visa combater a “cultura do atestado”, especialmente nos primeiros dias da semana, nos quais funcionários estariam usando o documento para faltar o trabalho.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Toda segunda, terça e quarta nós vamos colocar três médicos triagistas. A maioria dessa classificação verde não vai nem ficar aguardando avaliação. Já na triagem, já vai ter o seu encaminhamento apropriado. Também, nós não vamos mais dar atestado para quem é classificação verde, não tem sintoma de nada, não tem nada”, disse o prefeito, na última semana.

Aquelas pessoas que fazem isso para atrapalhar o serviço público ou até mesmo para faltar o serviço, elas vão perder tempo à toa fazendo isso dentro de uma UPA, porque nós vamos combater essa cultura de buscar unidades de saúde para dar atestado”, completou.

Desde maio, o prefeito vem fazendo esse discurso de combate à cultura do atestado. Em uma publicação nas redes sociais, ele insinuou que nas segundas-feiras as UPA's ficam lotadas de “pacientes” que estão à procura somente de uma desculpa para não ir trabalhar.

Recentemente, a secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza, também fez a mesma afirmação durante entrevista ao Conexão Poder.

LEIA MAIS: Cuiabanos lotam UPAs nas segundas-feiras em busca de atestado; atendimentos despencam no final de semana

Segundo a gestão, os atendimentos nas UPAs "despencam" durante o fim de semana. Já às segundas e sextas-feiras, há um grande número de pacientes que buscam conseguir atestado médico.

Comente esta notícia

Ângela 09/06/2025

Mais uma pataquada inventada pelo AACO (abilio always chicken out), que terá que, MAIS UMA VEZ, voltar atrás quando “descobrir” a impossibilidade jurídica, sua incompetência para “legislar” sobre esse assunto… ai, ai… são tantos os obstáculos para implementar essa pataquada. Cara não pensa antes de verbalizar sandices?! Pensar , discutir com assessoria jurídica, nenhum problema. Mas verbalizar isso na imprensa sem analisar antes…!

positivo
10
negativo
0

JAINE 09/06/2025

prefeito vai caçar o que fazer. ta com tempo de sobra ne só vive batendo perna e fazendo videos para internet

positivo
11
negativo
0

2 comentários