DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O governador Mauro Mendes (União) comentou na manhã desta segunda-feira (28), sobre a crise internacional vivida pelo Brasil. Segundo ele, o país está em uma situação tão ruim politicamente, que até a Venezuela resolveu aplicar uma taxa de 77% aos produtos brasileiros. A declaração se dá no contexto sobre a polêmica taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"O Brasil está tão ruim nesse momento que até a Venezuela, aqui do lado, um país de terceira categoria no mercado mundial, um país caloteiro e governado por um ditador, uma pessoa que todos conhecemos a trajetória do Maduro, resolveu taxar o Brasil em até 77%", disse em entrevista à Jovem Pan News.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
"Olha só o nível de desmoralização que essa nossa relação, nossa cadeia de comercialização está tendo a nível mundial", emendou.
O tarifaço aplicado por Trump passará a valer a partir de 1º de agosto. A medida vale para todos os países, porém os produtos brasileiros terão a maior taxa de todas, com uma tarifa de 50%.
Em carta ao governo brasileiro, Trump disse que a tarifa se dá por três motivos: o processo judicial contra Jair Bolsonaro (PL), as medidas judiciais contra as redes sociais americanas e a insatisfação com a posição dos EUA na balança comercial com o Brasil.
Questionado sobre o posicionamento de alguns brasileiros no exterior defendendo a taxação, Mauro criticou a atuação, mas pontuou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) errou muito mais ao desdenhar do presidente americano.
"Não tem como concordar com isso. Nenhum brasileiro de bom senso pode achar que alguém que é brasileiro esteja certo ao defender os Estados Unidos quando ele cria um problema gigante para a economia brasileira. O Trump fez isso só que nós temos que reconhecer que essas pessoas possam estar erradas na forma em que estão conduzindo isso, mas também temos que reconhecer que o Governo Brasileiro não agiu corretamente quando ele desdenhou, quando o nosso presidente fez piadinha com o próprio Trump, falando em jabuticaba", disse.
"Isso parece 'bonitinho' aqui dentro, mas como que essa mensagem chega lá? Vê se os chineses e europeus agiram dessa forma? E é por isso que está anunciado ai que a União Europeia, nesse momento, fechou um acordo de 15% com os Estados Unidos. Todos deram ao problema a importância que ele tem, compreendendo que as cadeias globais e comércios são importantes para todo mundo", acrescentou.
Taxação venezuelana
A cobrança extra começou na última sexta-feira, sem qualquer aviso prévio. No caso da soja, que é o produto mais exportado, a taxa será de 77%.
Uma estimativa do prejuízo para os exportadores ainda não foi feita pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima.
A Federação das Indústrias de Roraima aguarda um posicionamento das autoridades venezuelanas para identificar as causas da cobrança das tarifas.
Juca cessero 28/07/2025
Brasil sai novamente do Mapa da Fome, segundo relatório da ONU Após ter voltado ao Mapa em 2022, país é classificado fora da zona de insegurança alimentar grave. Para a ONU, menos de 2,5% da população está em risco de subnutrição.
KID BENGALA 28/07/2025
INFELIZMENTE JUCA, A CERTEZA É QUE VAI PIORAR MUITO MAIS, AGORA EU ACHO QUE DEVERIA VALER TUDO ISSO SÓ PRA QUEM FEZ O \"L\" NÉ, MAS TÁ TODOS NO MESMO BARCO PAGANDO A CONTA. MAIS QUATRO ANOS DO NINE O BRASIL VAI FICAR PIOR QUE A VENEZUELA. TRISTE MAS É A REALIDADE.
Juca 28/07/2025
Está reclamando, pode ficar pior, faz um L
3 comentários