Cuiabá, 20 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
20 de Outubro de 2026

20 de Outubro de 2026, 12h:54 - A | A

CIDADES / SEM RQE

Médico que operou jovem que morreu em plástica apresenta certificados, mas nenhum registro de especialidade no CRM

Documentos apresentados em nome de Euller Preza atestam vínculo com entidade e matrícula em pós-graduação, mas não apresentam Registro de Qualificação de Especialista.

Divulgação

Defesa de Euller Preza apresentou documentos de formação e vínculo associativo.

Defesa de Euller Preza apresentou documentos de formação e vínculo associativo.

DO REPÓRTERMT



O médico Euller Gustavo Preza, responsável pelas cirurgias durante as quais Lurdes Maria de Lima Pessoa Padilha, de 24 anos, morreu, não tem Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em cirurgia plástica no cadastro consultado pelo RepórterMT. Documentos sobre sua formação e atuação registram vínculo com uma entidade médica e matrícula em pós-graduação, mas não comprovam esse registro.

Euller tem inscrição regular no CRM-MT, sob o número 4711. Na consulta ao cadastro público do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgada pelo portal no sábado (17), consta a informação “Médico sem especialidade registrada”.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Em manifestação anterior, reproduzida naquela reportagem, o advogado Alex Cardoso afirmou que Euller é “especializado pela prática, pela experiência, pelos cursos e pela pós-graduação”. Na mesma ocasião, disse que o profissional não utiliza o título de especialista e sustentou que a ausência de RQE não o impede de realizar atos médicos, inclusive cirurgias.

Uma declaração do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica (CBCP), emitida em 19 de outubro, informa que Euller integra o quadro associativo desde 2011 e passou à categoria de membro titular em 2018.

O documento, assinado pela secretária administrativa Lucimar Moreira, também registra a participação do profissional em congressos, sessões clínicas e outras atividades científicas promovidas pela instituição. Declaração - Dr Euller

Há ainda dois certificados de membro titular do CBCP: um com validade até março de 2023 e outro até março de 2027. Os documentos atestam o vínculo com a entidade, mas não apresentam registro de especialista expedido pelo CRM. Membro Colégio Brasileiro Ciru…

Outro documento, datado de 6 de fevereiro de 2007, foi emitido pelo Colégio Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética. A declaração informa que Euller cursava pós-graduação em medicina estética, com início em janeiro daquele ano e término previsto para dezembro de 2008. As aulas estavam programadas para uma vez por mês, de quinta-feira a domingo.

Segundo o CFM, o RQE é o registro que reconhece oficialmente a qualificação do médico em determinada especialidade e permite que ele se anuncie como especialista. Para sua obtenção, são aceitas as titulações emitidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) ou obtidas em programas de residência credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O conselho distingue os certificados de pós-graduação lato sensu dos títulos exigidos para o registro de especialista. A filiação a uma entidade médica também não substitui o RQE. 

Lurdes morreu na sexta-feira (16), durante procedimentos de lipoescultura e colocação de próteses mamárias no Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá. Em nota divulgada após o óbito, a assessoria jurídica do médico informou que houve uma intercorrência súbita e que a equipe interrompeu a cirurgia para iniciar as tentativas de reanimação.

O CRM-MT anunciou uma sindicância para apurar as circunstâncias do atendimento e da morte. A investigação tramitará sob sigilo e, conforme o conselho, não representa condenação prévia do profissional.

Comente esta notícia