Lorrana Carvalho
Sefaz-MT
Mato Grosso conquistou o 2º lugar no Prêmio Tributare 2025, uma das principais premiações nacionais que reconhecem projetos de modernização da administração tributária que fortalecem a relação entre fisco e contribuinte. O Estado foi destaque com uma iniciativa da Secretaria de Fazenda (Sefaz MT) que utiliza inteligência artificial para aprimorar as auditorias do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).
O projeto, intitulado “A utilização de IA e o aumento da receita pública: Auditorias de ITCD nas transmissões por doação de quotas/ações empresariais”, usa ferramentas de IA para automatizar trilhas e cruzamentos de dados que identificam possíveis indícios de sonegação, aumentando mais a eficiência e a precisão das análises fiscais.
“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao usar inteligência artificial para tornar a fiscalização mais eficiente, justa e moderna”, destacou um dos membros do projeto, Gilberto Gomes ao receber a premiação. Também participaram diretamente da iniciativa os servidores Ney Novais Miranda Filho, Amauri Quirino das Neves, Janete Ascari, Leonardo Vidal, Cristiane Oldoni e Marcos Toshio Yamamoto, da Coordenadoria de Auditoria e Controle Fiscal (CACF) da Sefaz.
Para Wagner de Araujo Rodrigues, coordenador da Coordenadoria de Auditoria e Controle Fiscal, a conquista é um reflexo do empreendedorismo da equipe da Sefaz, que sempre demonstra compromisso e identificação. “Nossos servidores têm iniciativa de propor alterações significativas em nossos processos de trabalho, indo muito além das suas atividades rotineiras. Essa visão não é apenas técnica, mas conecta o trabalho diretamente ao fortalecimento da fiscalização e à missão maior da Sefaz de justiça fiscal e modernização. É um orgulho ver o reconhecimento nacional desse esforço coletivo”, disse. CONTINUA.
















