Reprodução

Cadela não consegue mais movimentar as patas traseiras após ser atropelada por um ciclista em Campo Novo do Parecis.
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
A cadela atropelada de propósito por um ciclista em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá), em Mato Grosso, está no início de uma gestação e terá de ser submetida a uma castração devido à condição de saúde provocada pelo atropelamento. O animal sofreu um trauma na coluna, não consegue movimentar as patas traseiras e corre risco de abortar em razão das medicações necessárias para o tratamento.
As informações foram divulgadas pela protetora animal Lauren Loureiro. Em uma publicação feita nas redes sociais nessa quinta-feira (10), Lauren compartilhou informações repassadas pelo veterinário responsável pelo atendimento. Segundo o profissional, a cadela sofreu um trauma e fraturou a última vértebra torácica.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
“Sofreu um trauma, fraturou a última vértebra torácica, inicialmente sem sinais de lesão a nível de medula”, informou a protetora.
Conforme Lauren, o caso exige acompanhamento, já que não há tomografia disponível em Campo Novo do Parecis para avaliar com precisão a integridade da medula. Ainda segundo a avaliação médica, os sinais apresentados pela cadela indicam que pode ter ocorrido uma lesão provocada pelo impacto e que o quadro eventualmente pode ser reversível.
“Não tem disponível na cidade tomografia para avaliar a integridade da medula. Então, pelos sinais, entende-se que teve lesão por impacto que talvez possa ser reversível, só o tempo vai nos dizer”, relatou.
Apesar da possibilidade de recuperação, atualmente, a cadela não consegue andar e precisa arrastar as patas traseiras para se locomover. Além das lesões provocadas pelo atropelamento, o animal está no início de uma gestação.
De acordo com Lauren, a situação tornou o tratamento ainda mais delicado, já que os medicamentos necessários para tentar recuperar os movimentos da cadela são considerados fortes e podem provocar um aborto.
“Sabemos que está no início da gestação, e que tem risco de abortar devido às medicações fortes para tentar voltar a andar. Será necessário castrar daqui 7 dias”, afirmou a protetora.
Atropelamento proposital
Uma câmera de segurança registrou o momento em que um ciclista atinge a cadela propositalmente. Nas imagens, ela aparece deitada na rua quando um homem se aproxima de bicicleta e passa sobre o animal.
Após ser atingida, a cadela consegue atravessar a rua, mas se arrasta com as patas traseiras até chegar à calçada. O suspeito não havia sido identificado até a última atualização desta reportagem.
O
procurou a Polícia Civil e a Polícia Militar para saber se havia registro da ocorrência. As duas corporações informaram que não localizaram registros sobre o caso.
Veja vídeo:












