facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Março de 2025
20 de Março de 2025

15 de Junho de 2013, 16h:41 - A | A

CIDADES / CONTRA A CORRUPÇÃO

Ativistas fazem protesto em Cuiabá durante "Caminhada da Copa"

Ato pretende chamar a atenção de políticos e da sociedade neste domingo contra gastos excessivos para realização do Mundial

RENAN MARCEL



A onda de protestos que começou em São Paulo e se espalha pelo Brasil deve chegar a Cuiabá no próximo domingo (16) durante a “Caminhada no Clima da Copa”, evento realizado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) para marcar a contagem regressiva até o início do Mundial. Nessa sexta-feira (14) ativistas cuiabanos começaram a se organizar na Internet e devem comparecer em peso no “Ato Cuiabá Contra a Corrupção e a Violência”, no mesmo  horário e local do evento do Governo, o tradicional bairro do Porto.
 
O objetivo do Ato está no próprio nome e o convite da página do evento na rede social Facebook lembra as semelhanças entre o transporte coletivo paulistano e o cuiabano: “em Cuiabá, temos algo semelhante a São Paulo, a nossa é uma das tarifas mais altas do país em transporte público. O aumento da passagem ocorrido no final do ano de 2012, um valor abusivo diante daquilo que a população tem em troca com os serviços prestados. São ônibus sem ar condicionado, frotas que não suportam a demanda e causam superlotação diária e geram uma má qualidade de vida para a população que necessita desse meio”, diz o texto.
 
A indignação dos manifestantes deve chamar a atenção dos mais de 7 mil inscritos na Caminhada, principalmente dos políticos que estarão presentes, como o governador Silval Barbosa (PMDB) e o prefeito Mauro Mendes (PSB). 
 
Os internautas estão sendo convidados a levarem cartazes, megafones, músicas e o item principal: a voz. Em trecho da apresentação, os organizadores avisam “Cuiabá também não se calará”.
 A organização do evento argumenta também que “nada muda sem agitação, nada se transforma sem conscientização” e por isso deve ir às ruas novamente no dia 20, mas ainda não definiu o local da próxima manifestação.
 
 Em março deste ano, quando as ruas da capital mato-grossense foram ocupadas, houve confronto com a Polícia Militar (PM) e muitos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram agredidos e presos, apesar de a manifestação ter sido pacífica. 
 
Dessa vez, os organizadores já avisaram em tom enfático: “Será um Ato PACÍFICO e APARTIDÁRIO, que venham as crianças, as famílias e os idosos em condições”.


CAMINHADA DA COPA

A caminhada sairá do Museu do Rio, no Porto, às 7h30, e percorrerá a avenida Oito de Abril até a Ranulfo Paes de Barros (ao lado da Arena Pantanal). No meio do trajeto, a bateria do Bode do Karuá se juntará ao passeio e animará o restante do percurso. 

O evento contará com a participação do governador do Estado, Silval Barbosa, além da mascote oficial da FIFA, o tatu-bola Fuleco, os artistas regionais Nico e Lau e o trio Pescuma, Henrique e Claudinho, que dividirão o palco com a banda nacional Bamboa Samba Club.

 

Comente esta notícia

Paula 17/06/2013

Sr. Nei, alguém precisa "tentar queimar" a imagem do governo??? Acho que eles fazem isso muito bem sozinhos, não ahca? Olhe como o exemplo as obras para a copa... nenhuma fica pronta, só roubalheira do governo... Se não tem o que falar, calado!!!

positivo
0
negativo
0

Marlon 17/06/2013

Cada um tem o direito de se expressar. Mas seu fiofó não tem inveja da quantidade de merda que sai da sua "boca", SR. NEI???... Ah, vá!!! Fique em casa enquanto lutamos por vc e toda sua família.

positivo
0
negativo
0

Thais 16/06/2013

Parabéns Nei, de pessoas com seu pensamento que o Brasil precisa.

positivo
0
negativo
0

Nei 15/06/2013

Os protestos tem dado muitas horas na mídia, pra quem gosta de aparecer, principalmente se a polícia perde a "paciência". Muitos deles nem sabem porque estão protestando, mas querem ser "do contra" qualquer coisa. Outros só querem tentar "queimar" a imagem do governo por questões políticas. Ah ! Haja "saco" !

positivo
0
negativo
0

4 comentários