FERNANDA LEITE 10h08
DA REDAÇÃO
O presidente do PR de Mato Grosso, deputado federal Wellington Fagundes, confirmou o nome do secretário-adjunto de Mudanças Climáticas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Vicente Falcão, para ocupar o cargo de Alexander Maia, que pediu exoneração no início da semana.
Aprovado pelo crivo dos parlamentares da Assembleia Legislativa, Fagundes disse que a pasta será administrada por Vicente devido o cargo pertencer á sigla. "Falta somente o governador Silval Barbosa (PMDB) oficializar o nome. O Vicente é técnico e realiza um bom trabalho desde o governo antecessor, Blairo Maggi (PR)", explicou o parlamentar.
Os deputados haviam articulado a ida de José Lacerda (Casa Civil) para a Sema e Emanuel Pinheiro (PR) para a Casa Civil. Pinheiro recusou o convite.
A pasta é uma da mais "problemática" do governo. Vários ex-secretários já tiveram nomes envolvidos em escândalos, por liberação de licenças ambientais para ricos produtores do Estado. Maia declarou que sofria pressão de políticos e agricultores para cometer atos ilegais.
O chefe do Executivo disse que não tem um prazo para nomear o novo secretário. " Eu não trabalho com prazo, mas dentro de 30 dias posso estar nomeando o novo secretário", disse Silval.