facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Outubro de 2025
24 de Outubro de 2025

24 de Outubro de 2025, 05h:00 - A | A

POLÍTICA / NOVAS MEDIDAS

Estados e municípios terão de adotar critérios de transparência para executar emendas em 2026, diz Dino

Ministro do STF determinou que estados, Distrito Federal e municípios também deverão adotar medidas para garantir maior clareza nas emendas de deputados e vereadores.

MÁRCIO FALCÃO
G1



O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (23) que estados e municípios também terão que adotar medidas para garantir maior transparência e rastreabilidade na execução de emendas indicadas por deputados estaduais e vereadores.

A ideia é que os entes estaduais e municipais sigam modelos semelhantes ao aplicado em relação a esses gastos no governo federal – implementado após o Supremo determinar o fim do chamado orçamento secreto.

Relator das ações que discutem a execução de emendas, Dino afirmou que os Tribunais de Contas dos Estados, dos municípios e do DF vão ter que estabelecer um modelo de fiscalização.

A execução de valores em 2026, segundo o ministro, só vai ser liberada após a adaptação dos sistemas.

Segundo Dino, apenas 3 das 27 unidades da federação divulgam informações completas sobre as emendas.

Para o magistrado, "não faz sentido que o dever de identificar os beneficiários finais de recursos públicos, com transparência e rastreabilidade de ponta a ponta, se limite ao plano federal".

Comente esta notícia