DO REPÓRTERMT
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), tem participação prevista na inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres hoje, sexta-feira (24), ao lado do governador Mauro Mendes (União). A chegada de Alckmin também deve marcar a reabertura do Aeroporto de Cáceres, após reformas integradas a um pacote de obras do governo estadual na cidade. O governador deve permanecer na Região Oeste de Mato Grosso durante sexta e sábado, realizando entregas de outras obras e projetos.
As Zonas de Processamento de Exportação são áreas de livre comércio voltadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços ligados à atividade exportadora. Esses espaços têm como objetivo fomentar a cultura exportadora, fortalecer a balança comercial e promover o desenvolvimento econômico local, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.
As empresas que atuam na ZPE podem se beneficiar da suspensão de impostos como IPI, Pis-Cofins, Imposto de Importação e AFRMM na aquisição de insumos e matérias-primas. Caso os produtos finais sejam exportados, esses impostos podem ser convertidos em isenção ou aplicados com alíquota zero, oferecendo incentivo à produção voltada ao mercado externo.
A expectativa é que a inauguração da ZPE e do aeroporto impulsione a economia da região, atraia novos investimentos e facilite o escoamento da produção local para mercados internacionais. A ZPE de Cáceres começou a ser pensada há mais de 40 anos. Em 1989, a ZPE foi promessa de campanha do então candidato a presidente, Fernando Collor (PRN), durante sua passagem por Cuiabá.

















