JUCIARA SANTOS
O deputado estadual, Emanuel Pinheiro (PR), sugeriu a criação de um 3º turno de trabalho, à noite, nos finais de semana e feriados, para as obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo, em Cuiabá.
Segundo o parlamentar, a medida seria uma forma de dar celeridade às construções das travessias urbanas. Além disso, os transtornos seriam amenizados. “Os trabalhos dessas equipes estão sendo realizados durante os horários de pico do trânsito. De manhã cedo, na hora do almoço e no final do expediente. E à noite e nos finais de semana, os serviços são interrompidos", lembrou.
Pinheiro disse que esse modelo de organização do expediente das obras são desenvolvidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. “O tráfego nesses horários chega a cair até 80%”, afirmou.
Um estudo recente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo apontou o número de veículos que trafegam em cada ponto da cidade que vai receber uma obra de mobilidade. Em média, 6.000 carros trafegam nesses locais, nos horários de maior movimento. Sexta-feira vai começar a 8ª obra na Avenida Miguel Sutil.
O deputado disse que vai levar essas sugestões diretamente ao secretário da Secopa, Maurício Guimarães, para conversar sobre a viabilidade financeira da mudança. “Tudo que envolve a Copa precisa ser muito bem conversado, mas acredito que todos precisam ceder um pouco”.